A Câmara de Vereadores de Itabuna entrou no debate em torno dos problemas que envolvem a oferta de órgãos para transplante no Brasil. O assunto foi tema de uma audiência pública realizada nesta terça-feira (09), no plenário do legislativo municipal, por iniciativa do vereador Aldenes Meira (PCdoB).
À frente do debate, estava o médico Eraldo Salustiano de Moura, coordenador do Sistema de Transplantes da Bahia. Ele destacou que, apesar de ser o país com o maior sistema público de transplantes do mundo, o Brasil ainda precisa avançar muito,
VEJA OS VÍDEOS
1º VÍDEO
Paulo bicalho e Eric Etingger
2º VÍDEO
Vereador Zé Silva
3º VÍDEO
Vereador Glebão
4º VÍDEO
Dr.Almir Alexandrino
1º VÍDEO
Paulo bicalho e Eric Etingger
2º VÍDEO
Vereador Zé Silva
3º VÍDEO
Vereador Glebão
4º VÍDEO
Dr.Almir Alexandrino
| Dr.Eraldo Salustiano |
tanto no que se refere ao número de doadores como aos recursos e à logística necessários. De acordo com o médico, na Bahia, a falta de informações faz com que 70% das famílias consultadas neguem autorização para o transplante de órgãos de parentes que sofrem morte encefálica.
Pioneira em transplantes no interior da Bahia, a Santa Casa de Itabuna já realizou 120 procedimentos desse tipo, mas o número caiu entre 2013 e 2014. “É preciso remover gargalos nessa complexa cadeia”, resumiu o diretor administrativo da instituição, André Wermann, presente ao debate.
Além da conscientização da comunidade, o maior envolvimento dos profissionais da saúde também é considerado essencial para permitir que mais vidas sejam salvas por meio da doação de órgãos. A cada ano, de acordo com o médico Eraldo Salustiano, cerca de mil pessoas são diagnosticadas com morte encefálica, sem que essa informação entre no Sistema de Transplantes.
Ele frisa que esse é um problema que precisa ser corrigido com urgência.
Fizeram parte da audiência o secretário da Saúde de Itabuna, Eric Ettinger; o diretor do Hospital de Base, Paulo Bicalho; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Almir Alexandrino, a enfermeira Anna Aragão, responsável pela mobilização para a doação de órgãos na Secretaria da Saúde de Itabuna, as enfermeiras chefes do hospital de base, Viviane Andrade e Dane,
O presidente da câmara Aldenes Meira e os Vereadores, Ronaldo geraldo( Ronaldão), José Silva, Gleby Carvalho (Glebão) além de outros vereadores.
“Nosso desafio é divulgar cada vez mais a necessidade de termos um número maior de doadores”, enfatizou a enfermeira.
VEJA AS FOTOS DESSE EVENTO




0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito