O vereador Jairo Araújo, acompanhado dos mestres de capoeira Ninja e Risadinha, estiveram em audiência com o prefeito Vane, na manhã desta quarta-feira, 8, no sentido de discutir a viabilidade do projeto de lei de autoria de Jairo que incentiva, através de convênios a capoeira nas escolas municipais.
O mestre Ninja, que é presidente do Conselho de Mestres da ACERECITA,(Associação Cultural, Esportiva, Recreativa e Educacional Capoeira de Itabuna) afirmou que “a capoeira deu um grande salto, pois hoje é Patrimônio Cultural Imaterial reconhecido tanto em âmbito nacional, quanto internacional."
Araújo ressaltou que o projeto daria um suporte a capoeira. "Não podemos deixar a cultura e a arte que é um patrimônio do povo baiano sem uma segurança. A ideia do projeto busca verificar a possibilidade de conseguir um convênio com o conselho de mestres, dando segurança pois não precisaria da boa vontade ou não do gestor para funcionar."
O prefeito Vane, que já tinha conhecimento do projeto se mostrou muito favorável a sanção da lei. "Apesar das dificuldades que o município enfrenta, da crise financeira, eu gostaria de colocar isso em funcionamento ainda nesse ano." O prefeito disse ainda que incluiria a secretaria de educação no processo de expansão da atividade com capoeira.
O projeto de Jairo Araújo é visto como estratégia para estimular o jovem a ter uma vida saudável e reduzir os índices de violência infanto-juvenil em Itabuna.
Se aprovado na câmara e sancionada pelo prefeito, o projeto deverá começar seu funcionamento com um plano piloto e avançando gradativamente para outras escolas do município. O presidente da FICC Roberto José e Marivaldo Silva também participaram da reunião.





0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito