i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ilhéus- limpeza das praias reúne mais de 300 pessoas


Mais de 300 pessoas dedicaram a manhã do último sábado, 19, para lembrar o dia mundial de limpeza das praias. O evento, realizado pela Associação Ilheense de Bodyboarding com apoio da Prefeitura, no âmbito da Operação Ilhéus em Ação, teve concentração na Tenda do Teatro Popular e conseguiu recolher mais de 600 sacos de lixo da faixa de areia da praia da Avenida Soares Lopes, no Centro.   Esse evento teve a participação ativa do secretário de turismo, Josenaldo Cerqueira e tem apoio de Vivaldo Mendonça, meus parceiros no site nachapaquente.



Para o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), a iniciativa tem tudo a ver como Ilhéus, pelo perfil da cidade para a sustentabilidade.“Estamos no Ilhéus em Ação também para fazer parcerias, desde que somem com o bem estar dos nossos munícipes. Esse trabalho preserva a nossa principal praia, a mais conhecida, e também alerta para a consciência cidadã da população”.

O evento foi iniciado com palestra do professor universitário Emerson Lucena, que falou sobre os danos causados pelo lixo descartado nos mares. Estudantes dos colégios da Polícia Militar, Vitória, do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) e do programa Projovem participaram da ação, que contou também com o apoio de empresas, que doaram frutas, água e luvas.

A praia da Avenida Soares Lopes possui cerca de 110 hectares. Nessa faixa de areia, foi recolhido todo tipo de material, desde sacolas plásticase restos de sandália até geladeira e um extintor de incêndio. ParaVictor Kruschewsky, organizador da iniciativa, que chegou à nona edição, esse trabalho desperta a comunidade para a importância de preservar esse bem natural. A estudante Carla Santos, do Projovem, disse que participar da limpeza é tão importante quanto não sujar. “Não adianta limpar agora se, mais tarde, vem outro e polui, por isso precisamos conscientizar”.


Estrutura - De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, César Benevides, no sábado, todos os esforços da Operação Ilhéus em Ação foram voltados para essa iniciativa. “Trouxemos para cá nossa equipe de limpeza, caminhões, tratores e cedemos os sacos de lixo para auxiliar na limpeza”. Benevides lembra que o processo de revitalização da Praia da Avenida Soares Lopes iniciou há dois meses, com a remoção dos bancos de areia e da vegetação exótica que existia no local.

Expansão –De acordo com o vice-prefeito Cacá, em parceria com entidades e empresas, até o início da alta estação será possível realizar iniciativas semelhantes em outras praias. Segundo ele, dessa forma “estaremos discutindo com a comunidade a efetivação dessas ações e, quem sabe, até mesmo incluindo esse tipo de atividade no calendário escolar da rede municipal de ensino”.




0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito