i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ilhéus - A praia de volta para o povo


O secretário municipal de Turismo, Josenaldo Cerqueira, disse que a intenção é atrair grandes eventos, sejam esportivos, shows musicais ou feiras, para a Avenida Soares Lopes, potencializando mais aquele espaço.

                                                
O trabalho de limpeza da praia da Avenida, desenvolvido pela Prefeitura através da operação Ilhéus em Ação, devolve não só a vista do mar, mas também o espaço à população, que, aos poucos, retoma a rotina de lazer e prática esportiva. 

Um bom exemplo vem do grupo Compartilhar, que retomou os tradicionais babas em um dos campos existentes na altura da Praça Castro Alves.

A associação reúne cerca de 200 jovens com idade entre 8 e 20 anos, que treinam na Avenida Soares Lopes duas vezes por semana para participar de competições regionais. Antes do trabalho realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), os próprios atletas faziam a retirada do mato na área, o que não era possível quando chovia e a água inundava o local.


Com a limpeza realizada em aproximadamente 80 metros quadrados da faixa de areia, o campo utilizado pela associação Compartilhar foi novamente delimitado e teve o mato aparado. Esse tipo de manutenção, de acordo com o titular da Secsurb, César Benevides, será intensificada, com o intuito de incentivar a utilização do espaço.

Para o diretor da Compartilhar, Josenilton da Assunção, a iniciativa da Prefeitura é louvável e demonstra a preocupação não só em dar um novo aspecto à avenida, como também devolvê-la à população, “por meio da prática esportiva e do lazer em geral, principalmente de jovens, os afastando do mundo do crime”.

Limpeza – O trabalho, iniciado há dois meses, conta com duas máquinas e cerca de 10 funcionários, que realizam o trabalho manual. Consiste basicamente em espalhar os bancos de areia formados após o recuo do mar, causado pela construção do porto do Malhado. De acordo com o secretário César Benevides, a retirada de plantas exóticas não representa riscos ao meio ambiente.

Ocupação – De acordo com o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), também coordenador da operação Ilhéus em Ação, após o trabalho de espalhar e limpar a faixa de areia, será a vez de ocupar mais efetivamente a praia. “O objetivo da limpeza é permitir que a população ocupe esse espaço, assim estaremos humanizando a Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais de nossa cidade”.

No fim do último mês de agosto, a praia recebeu o primeiro aberto de beach tennis de Ilhéus. A competição contou com mais de 200 participantes e só foi possível devido à limpeza daquela área. Segundo o secretário municipal de Turismo, Josenaldo Cerqueira, a intenção é atrair mais eventos, sejam esportivos, shows musicais ou feiras, para a Avenida, potencializando aquele espaço.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito