i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




NOTA de PESAR.......de Muito Pesar

                                            
O governador Rui Costa lamentou, na noite desta quarta-feira, a morte do empresário José Carvalho. “[Ele] não era baiano, mas encontrou na Bahia uma terra acolhedora e cheia de oportunidades. Aqui fundou uma das maiores empresas do setor de mineração e metalurgia do País, a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa).
CONHEÇA A HISTÓRIA EXEMPLAR DESSE HOMEM


José Carvalho usou seu espírito empreendedor também para deixar um legado na área da educação em nosso estado. A Fundação criada por ele, no município de Pojuca, seguirá fazendo a diferença na vida dos cerca de cinco mil estudantes baianos beneficiados”, disse o governador. 

QUEM FOI JOSÉ CARVALHO!
Mineiro de Martinho Campos, José Carvalho nasceu em 11 de janeiro de 1931, em família de poucos recursos. Ainda menino, mudou-se para Belo Horizonte, onde, pouco tempo depois, foi agraciado com uma bolsa de estudos para ingressar no Colégio Jesuíta Santo Inácio, em Botafogo, Rio de Janeiro.
Aos 14 anos, a disciplina e o aprendizado no Colégio Jesuíta levaram José Carvalho ao Colégio Mineiro, em Belo Horizonte e, em seguida, para a Escola de Ouro Preto, onde, seis anos mais tarde, graduou-se em engenharia de minas, metalurgia e civil. Do primário à universidade, sempre estudou em escolas públicas ou mediante bolsa de estudos. A educação gratuita foi imprescindível para que obtivesse êxito na vida. Tais condições despertaram no empresário a consciência de que a riqueza é depositária de uma sólida função social.
Iniciou suas atividades empresariais durante a construção de Brasília e, em 1961, criou a FERBASA para atuar nos ramos de mineração e metalurgia. Após a criação da FERBASA, concretizou o sonho de construir uma fundação, onde jovens e crianças carentes pudessem ter acesso à educação de qualidade e melhores condições de vida, quando, em 1975, instituiu a Fundação José Carvalho. Como forma de garantir a sobrevivência e a saúde financeira do projeto, o empresário doou, em 1975, 94% das ações ordinárias que detinha da FERBASA, transformando a Fundação em acionista majoritária da Companhia.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito