Apontado como um exemplo que pode ser aplicado em vários países, o projeto do Mutirão do Diabético de Itabuna, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna, será apresentado num congresso internacional sobre diabetes, que acontece em dezembro no Canadá.
De acordo com o Dr Rubens Belfort Jr., presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia e Vice-presidente da Academia Nacional de Medicina “o mutirão enfoca uma doença que é a causa mais frequente de cegueira, amputações e mortes e é um exemplo de como a comunidade pode se unir em torno de um programa de saúde efetivo, esse mutirão em Itabuna é um exemplo para o país todo e já está sendo levado a outras cidades do Brasil”.
O secretário de Saúde de Itabuna, Dr Paulo Bicalho garantiu que “a prefeitura vai dar prosseguimento no tratamento do diabetes na rede publica, complementando as ações do mutirão, um trabalho de extrema importância para a cidade”. “Esse é um dia especial para a cidade porque milhares de pessoas são beneficiadas, no maior evento de prevenção do Brasil e isso nos faz acreditar que Itabuna e sua população são capazes de dar uma grande demonstração de solidariedade”, afirmou o prefeito Claudevane Leite.
O coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna, Dr. Rafael Andrade fez
questão de “agradecer a todos os nossos parceiros, que tornaram possível
transformar o mutirão num evento de dimensão mundial. Ai está uma
demonstração de que quando nos unimos em torno de uma causa, e não
apenas na saúde, é possível realizar grandes transformações na nossa cidade
e no nosso pais”. O Dr. Rafael, citou uma frase que resume o espírito o Mutirão
do Diabético de Itabuna:
-O que fazemos por nós mesmos, morre com a gente, o que fazemos pelo
outros e pelo mundo permanece, é imortal.
O mutirão também serve de vitrine da política de Itabuna e região e por aqui passaram políticos e muitos pré candidatos para as eleições de 2016
Por exemplo, o deputado federal Davidson Magalhães, veio homenagear e prestigiar o mutirão, segundo o deputado, é preciso mais ações do governo para ajudar essas pessoas portadoras da diabetes no Brasil e que os organizadores desse mutirão estão de parabéns.
assim como o deputado estadual Augusto Castro que também se fez presente ao mutirã e também falou da importânci do mutirão e que é nescessário mudanças nas políticas públicas em relação aos diabéticos.
O deputado que também é pré candidato a prefeito, esteve acompanhado de lideranças, militantes e amigos.
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite acompanhou o mutirão o tempo todo e sempre acompanhado de seu vice, Wenceslau Juníor.
VEJA O RESTANTE DAS FOTOS DESSE EVENTO.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito