i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeito pede apoio ao Estado para abertura de UPA-24 Horas


O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, solicitou na segunda-feira, 9, ao governador Rui Costa apoio para a compra de equipamentos, mobiliários e manutenção das unidades de Pronto Atendimento (UPA-24 Horas) construídas pelo município, em parceria com o Ministério da Saúde, nos bairros Monte Cristo e Fonseca.  O pedido foi feito durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da barragem do Rio Colônia, em Itapé, que vai normalizar o abastecimento de água no município, no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 


  
            Vane explicou ao governador que, mesmo com as dificuldades financeiras que atravessa o país, com queda drástica na arrecadação municipal, a Prefeitura aumentou de 12% para quase 20% os investimentos na área de saúde. Mas a procura pelos serviços na atenção básica, média e alta complexidade é cada vez maior. “Por isso, precisamos desse importante apoio do Governo do Estado para colocar em funcionamento as duas UPA-24 Horas”, observou o prefeito.
            O governador Rui Costa foi receptivo a ideia de entrar com até 40% dos investimentos para o funcionamento das unidades e adiantou que a parceria depende da implantação do Consócio Municipal de Saúde, que prevê a construção de uma Policlínica no sul da Bahia. Na unidade poderão ser oferecidas até 13 especialidades médicas, 32 tipos de serviços e equipamentos como tomógrafos e ressonância magnética para rastreamento de câncer de mama e outros exames.   
            Rui Costa afirmou que a implantação dos consócios vai descentralizar o atendimento de saúde em Salvador, com a oferta maior de serviços para os municípios do interior. O governador citou como exemplo os hospitais da rede pública da Alemanha, onde esteve recentemente, quando de sua visita à Europa. “Os municípios de lá são mais ricos e os serviços de saúde são regionalizados. Isso possibilita um atendimento de melhor qualidade aos cidadãos”, disse o governador.  

            UPAS

A UPA-24 Horas do bairro Monte Cristo foi construída em uma área de 1.600 metros quadrados. Conta com consultórios médicos, farmácia, arquivo, almoxarifado, alojamentos, diretoria, central de gás, salas de raios-x, eletrocardiografia, pediatria, recepção, sala de estabilização, laboratórios, emergência e banheiros para funcionários e pacientes.
            O mini-hospital contará com médicos, equipes de enfermeiros e técnico de enfermagem. A unidade terá capacidade para atender, diariamente, até 150 pessoas com complicações relacionadas à pressão alta, fraturas, corte, infarto e derrame.  Já a UPA-24 horas do bairro Fonseca já tem mais de 80% das obras prontas e deve ser concluída até abril.   A unidade terá capacidade para atender até 300 pacientes diariamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito