E o prefeito Claudevane garante, tudo não passa de boatos.
(Atualizado os vídeos)
Cerca de cento e cinquenta trabalhadores da empresa municipal de saneamento e águas de Itabuna (EMASA) caminharam em protestos em direção a prefeitura para falar com o prefeito Claudevane Leite.
O grande motivo desse protesto são os boatos que corre na empresa e até pela cidade de que o governo pretende privatizar a EMASA, sob o pretexto de realizar o plano municipal de saneamento básico.
ACOMPANHE TUDO NOS VÍDEOS
VEJA O 1º VÍDEO
VEJA + VÍDEOS ABAIXO DA MATÉRIA
Os trabalhadores ocuparam a entrada da prefeitura, mas logo foram convidados pelo prefeito para que se tirasse uma comisão representativa do grupo que seriam recebidos em seu gabinete para ouvir os reclames dos mesmos.
O prefeito ouviu todos os seguimentos da empresa e descartou qualquer possibilidade de privatização da Emasa.
Vane recebeu, o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) e os trabalhadores.
Acompanhado do presidente da Emasa, Ricardo Campos e diretores, Vane garantiu a manutenção dos empregos e disse que a indicação de novas parcerias sugeridas no Plano Municipal de Saneamento Básico é tema que ainda será debatido com os trabalhadores e a sociedade.
“O Plano de Saneamento é uma necessidade para o município buscar recursos federais para investimentos no setor. A minuta que está sendo discutida com segmentos da população em audiências públicas foi elaborada por uma empresa, a RK Engenharia, que venceu licitação feita pela Prefeitura. Portanto.op Plano de Saneamento Básico não pertence à Prefeitura nem à direção da Emasa”, disse o prefeito aos funcionários da empresa e aos sindicalistas.
Para Vane “é óbvio que, além de apontar a real situação da empresa e o quanto se precisa para investir, o Plano de Saneamento também sugere possibilidades de parcerias que também estão sendo amplamente discutidas nas audiências públicas”, reforçou. O prefeito e Ricardo Campos informaram aos trabalhadores da Emasa que o debate com a categoria ocorrerá nesta quinta-feira, dia 19, às 7h30min, no auditório da Estação de Tratamento (ETA), localizado na rodovia BR-101.
BOATARIA
O prefeito de Itabuna considerou absurda a boataria sobre a suposta privatização, que atribui a adversários políticos. “Não fiz a privatização, quando assumi o mandato há cerca de três anos e encontrei a Emasa praticamente falida, sem crédito e funcionários com salários em atraso e desmotivados. Trabalhamos na recuperação da empresa, que está no caminho certo”, disse Vane aos trabalhadores.
“A Emasa tinha mais de R$ 20 milhões em débitos com a concessionária de energia elétrica, além de pendências junto ao INSS, PIS/PASEP e FGTS e até oito anos em débito com aluguéis de imóveis onde funciona. Estamos salvando a empresa, mas reconheço que há limitação para novos investimentos”, afirmou o prefeito.
“Atualmente 25% do que a empresa arrecada, que poderiam estar sendo aplicados em novos investimentos, são utilizados para pagar débitos de administrações passadas”, acrescentou o prefeito de Itabuna. Vane lembrou a importância de manter total transparência nos debates sobre a empresa. “A prova disso são as audiências públicas realizadas com participação de trabalhadores e sociedade”, disse.
VEJA O 2º VÍDEO
O debate e as explicações do prefeito
3º VÍDEO
Presidente da EMASA Ricardo Campos
VEJA TODAS AS FOTOS DESSA LUTA.
O radialista, blogueiro e funcionário da EMASA, Alex também está empenhado na luta em defesa dos trabalhadores.
Funcionários de outros setores aderiram aos protestos
1 comentários:
OS EMASIANOS AGRADECE AO APOIO DESTE RESPEITADO PROFISSIONAL E O CONVIDA A NOVAMENTE ESTAR COM NOSCO NA QUINTA FEIRA AS 7 DA MANHA PARA CUBRIR ESTA REUNIAÕ QUE ACONTECERA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUA
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito