
Após a apreciação ao projeto, o prefeito Mário Alexandre ressaltou que “além do esporte, através do remo conseguimos promover o turismo, a saúde e o lazer. Ilhéus tem uma grande história no remo, e esse projeto abrange ainda outras modalidades, como caiaque, stand up e jet ski. Vamos dar todo o apoio necessário para o resgate do remo no município”, frisa o prefeito.
Projeto – Inovador, o projeto inclui píer para a família, amigos e visitantes, píer de remo, restaurante, academia, garagem náutica, banheiros com acessibilidade e sala de capitania dos portos. Além disso, pátio para manobra de embarcações, casinha para guardar material de trabalho, acesso aos barcos a vela e sala de manutenção. O arquiteto Bruno Sitta salienta que “a estrutura é praticamente toda de eucalipto, utilizando pouco concreto, integrando o paisagismo e pensando na preservação ambiental”.
Estiveram presentes durante a apresentação, a secretária de educação, Eliane Oliveira, a superintendente do Meio Ambiente, Joelia Sampaio, o vereador Jerbson Moraes, o presidente do Clube de Remo Satélite de Ilhéus, David Dantas, junto com sua equipe e ex-atletas.
História – Fundado em 1925, o remo levou o nome de Ilhéus para vários países, através de olimpíadas, pan-americanos e outros campeonatos. De acordo com o presidente do Clube, David Dantas, Ilhéus só fica atrás do Rio de Janeiro. “Temos mais de 30 títulos, daqui saíram muitos nomes, como Marcos Góes, Zé Raimundo e Flávio Andrade. Só ficamos atrás, em relação aos títulos, do Rio de Janeiro”, ressaltou.
Ilhéus foi destaque nacional desta modalidade esportiva, com ápice na década de 1980. As baías do Pontal e da Sapetinga são estuários propícios à prática do esporte. Diversos atletas formados em clubes tradicionais da cidade – a exemplo do Pontal, Colo Colo, Satélite, Jorge Amado e Sizínio Barros - integraram clubes importantes do remo nacional, como o Vasco da Gama e Flamengo, no Rio de Janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito