Há muitas frases que você pode achar que são um elogio, mas na verdade são ambíguas e sexistas. Comentários sobre aparência física, inteligência e uma desvalorização dos chamados traços “femininos” costumam ser recorrentes em comentários sexistas. Veja alguns elogios que, na verdade, são sexistas e que deveriam deixar de ser feitos tanto a mulheres quanto a homens.
(Saiba Mais, Click Abaixo)
“É legal que você entenda tanto de futebol”
As mulheres podem saber tanto (se não mais) sobre temas considerados masculinos, como os esportes. Assuntos como futebol, basquete e beisebol não são apenas de interesse dos homens.
“É ótimo que você goste de beber cerveja”
A cerveja é frequentemente vista como uma bebida masculina e, assim, se uma mulher gosta de cerveja, isso é visto como algo anormal. No entanto, mais e mais mulheres gostam de beber cerveja atualmente, e não há nada relacionado a gênero no fato de se apreciar um estilo de bebida alcoólica em detrimento de outro. Por outro lado, também não é normal incomodar um homem por desfrutar de um coquetel de frutas ou outras bebidas ditas “femininas”.
“Eu nunca pensei que você pudesse carregar isso”
Considerar as mulheres como s o sexo fraco é uma grande injustiça em relação aos incríveis feitos de força que elas realizam diariamente. Só porque as mulheres têm dois cromossomos X não significa que elas não possam desenvolver e usar músculos.
“Você está bonita com maquiagem”
Mais uma vez, aqui vamos nós dizendo às mulheres que o valor delas como pessoa é baseado em sua aparência. Não se espera que os homens usem maquiagem no dia-a-dia, assim não se deveria esperar isso das mulheres.
“Você é tão fofa quando está brava”
Não, as mulheres não são fofas quando estão bravas. Elas ficam bravas quando estão bravas. Pare de desvalorizar as emoções das mulheres. E não use a palavra “fofo” para outra coisa que não seja um bichinho de pelúcia.
“Você tem culhões”
É surpreendente como essa frase persiste, dada a sensibilidade da anatomia. Sem mencionar que “ter culhões” pressiona os homens a agirem de forma hipermasculinizada, implicando que a feminilidade é fraca.
“Você sabe muito sobre política”
Só porque uma pessoa tem dois cromossomos X não significa que ela não possa ter conhecimento sobre assuntos atuais e eventos mundiais.
“É incrível como você se dedica ao seu trabalho, mesmo tendo um filho”
Ninguém em sã consciência diria isso a um homem, então por que deveria dizer a uma mulher? Isso implica que ela valoriza a carreira dela em detrimento da família e que há algo de errado nisso. Para informação: isso não existe.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito