Texto de Paulo Lima, com imagens de Chaparraus (Blog nachapaquente)
Centenas de vezes ouvi a frase que " Itabuna é a cidade do já teve". Se analisarmos sobre alguns aspectos da vida da comunidade o povo tem razão na sua afirmativa. Quando ancorei o programa Alô Cidade Debate, na TV Itabuna, enfoquei, por mais de um ano, a necessidade de reativação do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho. Admite- se que esta cidade aproximando -se dos 300 mil habitantes não tenha uma estrutura de pouso diários de aviões, helicópteros, etc, sendo Itabuna considerada uma importante cidade do Nordeste brasileiro.
(Veja Tudo, Click Abaixo)
Ao longo dos anos, o oficial de justiça Olívio percorre os corredores do Centro Administrativo Firmino Alves, com documentos das autoridades aeronáuticas dando o ok para a reativação do Tertuliano, cuja pista de pouso tem 1.500 metros de comprimento por quase 40 de largura, sendo que a sua compactação só se compara com o aeroporto de Natal feito pelos americanos na Segunda Guerra Mundial.Durante a gestão do ex-prefeito Fernando Gomes aquele campo de pouso foi reativado, porém a comunidade da Bananeira não ficou satisfeita ( estávamos no início do período da campanha política para a sucessão municipal e a oposição aproveitou para piorar ainda mais as coisas) derrubou o muro de proteção e usou a pista como passarela ( apesar de todo o esforço da Guarda Civil Municipal ) para o bairro Lomanto. Olívio fez todos os esforços porém não obtive êxito. As autoridades competentes suspenderam os voos. Já tinha até uma fábrica de reposição de peças de helicópteros querendo instalalar-se aqui.
Diz o ditado popular que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Olívio vai continuar batendo nesta tecla para ver se o som da mesma chega aos ouvidos do poder público municipal ( o vereador Israel Cardoso fez um pedido de providência no início do ano ) e das entidades representativas dos segmentos da sociedade local. Com os investimentos que o prefeito Augusto Castro está anunciando para Itabuna, a reativação do seu aeroporto vai beneficiar a todos, principalmente ao empresariado, sendo que este é o grande responsável por grande parte do PIB ( Produto Interno Bruto) do munícipio.
Uma reunião da Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Lions, Rotary, Maçonaria, Câmara de Vereadores e a diretoria do Aero Clube de Itabuna com o prefeito Augusto Castro ( recentemente houve uma reunião do segmento da economia informal com algumas destas entidades e o chefe do Executivo) para se encontrar um denominador para a reativação do nosso aeroporto que, em épocas passadas, foi orgulho do itabunense.
A secretaria de Relações Institucionais, cuja função é fazer a ponte entre a sociedade civil organizada e o gabinete do prefeito, pode agendar esta reunião que será muito proveitosa para toda a comunidade itabunense. Até o prefeito Augusto Castro seria beneficiando, e muito, com a reativação do Tertuliano, cuja agenda de viagens são constantes para Salvador Brasília em busca de verbas para o município, como conseguiu na sua última viagem do governo federal.IMAGENS DA TENTATIVA DE REABERTURA DO AEROPORTO
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito