Um aplicativo que mapeia as principais rotas, propriedades rurais, áreas sensíveis e com disponibilidade de um botão para acionamento rápido da Polícia Militar foi lançado, nesta quinta-feira (23), durante a solenidade que deu início à Operação Safra. A iniciativa, que chega a oitava edição este ano, garante o reforço do policiamento na região Oeste, graças à parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
(Saiba Mais, Click Abaixo)
O aplicativo leva o mesmo nome da operação e foi anunciado durante solenidade realizada na Base Avançada (Bavan) do Grupamento Aéreo (Graer) da PM, em Barreiras. A operação seguirá até março de 2022 com ampliação do policiamento em áreas produtivas, controle fitossanitário e de trânsito de produtos agrícolas, com objetivo de prevenir crimes como furto e roubo de defensores agrícolas, de grãos e de produtos de alto custo, garantindo mais tranquilidade para a população local.
A tecnologia foi disponibilizada pela Aiba para produtores, agricultores e para a Polícia. Através dela, viaturas poderão ser acionadas e também realizada a comunicação de crimes e o compartilhamento de informações com a PM.
Serão empregados aproximadamente R$ 825 mil na ampliação do serviço em 12 cidades, dentre elas Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Correntina, Santa Maria da Vitória, Baianópolis, Cocos, Jaborandi, Angical, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia.
O secretário da Segurança Pública, Ricardo César Mandarino, explicou que a iniciativa beneficiará, durante os sete meses de execução, mais de 180 mil pessoas. "Com o apoio da Aiba e Adab, conseguimos ampliar as ações e levar mais segurança e tranquilidade para a região Oeste", contou o gestor, que reforçou, ainda, a importância do agronegócio para o estado, principalmente, na geração de empregos.
A Operação
Desde o lançamento, a Operação Safra resultou na prisão de 170 criminosos em flagrante, apreendeu cerca de 200 armas e mais de 20 cargas foram recuperadas. Coordenada pelo Comando de Policiamento da Região Oeste, a ação conta com profissionais de unidades especializadas e ostensivas da PM, dentre elas o Graer, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, a Rondesp Oeste e as Companhias Independentes e de Policiamento Rodoviário.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito