A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento da Vigilância em Saúde, promoveu na quarta-feira, dia 10, a primeira etapa da capacitação para 25 profissionais de saúde, entre médicos, biomédicos e enfermeiros, visando ampliar o quadro dos agentes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O treinamento integra a educação continuada da Prefeitura de Itabuna.
(Saiba Mais, Click Abaixo)
A capacitação aconteceu no auditório do Departamento da Vigilância em Saúde, com duração de 3 horas e foi ministrada pela enfermeira Daiana Ferreira, que pertence ao quadro da Secretaria de Saúde e atua no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Neste primeiro momento, os participantes foram sensibilizados para a importância e a necessidade de se manter um profissional capacitado em Vigilância Epidemiológica em todas as unidades hospitalares da rede de atendimento.
Segundo a diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a iniciativa de promover a capacitação levou em conta a existência de uma demanda reprimida que se mostrou mais evidente agora durante a pandemia do novo coronavírus (Covid 19) no município. “Por outro lado, nós temos excelentes profissionais que atuam no Departamento e em unidades hospitalares da Rede que possuem perfil para ser incorporados ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar”, argumentou.
Maristella disse ainda que, no segundo momento, a capacitação se dará por meio de uma oficina prática na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer o fluxo da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, aprender o passo a passo de como identificar casos e agravos epidemiológicos em unidades hospitalares, bem como a maneira correta de fazer os registros dessas ocorrências.
“Após a oficina nós vamos buscar os participantes que mais se identificaram com o perfil de atuação na Vigilância Epidemiológica Hospitalar para, a partir daí, relocarmos estes profissionais às unidades onde se faz necessário à sua atuação”, explicou Maristela.
Atualmente, apenas dois enfermeiros estão habilitados em Vigilância Epidemiológica Hospitalar, os quais já atuam no Hospital Calixto Midlej e no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Com a capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliar para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Hospital Manoel Novaes, Maternidade Mãe Pobre e Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) e atuação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, participou nesta semana de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com o Conselho Regional de Biomedicina, na qual foi debatida a atuação dos biomédicos no serviço público de saúde.
A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar os gestores públicos sobre a necessidade e a importância da inserção e/ou ampliação da participação da categoria profissional nas redes municipal e estadual, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na oportunidade, a Maristella revelou aos participantes que a Secretaria Municipal de Saúde já mantém em seu quadro profissional seis biomédicos, sendo três concursados, que atuam em diversos departamentos, a exemplo do Departamento da Vigilância em Saúde e no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat). Ela disse ainda que o número destes profissionais poderá ser ampliado quando houver a realização de concurso público.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito