Neste sábado (11) foi intenso o trabalho do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) na força-tarefa mobilizada pelo Governo do Estado para atuar nas cidades mais atingidas pelas chuvas no Extremo Sul e em outras regiões do estado. Entre as operações realizadas destaca-se o transporte aéreo de alimentos, remédios e de pessoas que necessitam de atendimento médico especializado. Em um dos voos realizados na tarde deste sábado (11), o helicóptero Guardião 02 levou água mineral da sede de Itamaraju para o distrito de Nova Alegria, uma das localidades mais atingidas pela enchente.
( Veja os Vídeos, Click no Ícone Abaixo)
2º Vídeo
Mais cedo, na manhã deste sábado (11), os agentes e aeronaves do Graer também foram decisivos no socorro a três gestantes que necessitavam de atendimento médico e se encontravam ilhadas. As ocorrências foram registradas na sede da cidade de Guaratinga e nos povoados de São Paulino e Santa Rita. Nos três casos, as gestantes foram levadas de helicóptero até o Hospital Regional de Eunápolis.
Abastecimento das aeronaves
As aeronaves do Graer estão sendo abastecidas regularmente nos aeroportos de Teixeira de Freitas e de Porto Seguro, e também por meio de um caminhão-tanque abastecedor, que foi adicionado à operação, dando mais segurança e agilidade nos procedimentos.
O trabalho tem sido intenso também para os agentes do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBMBA). Na manhã deste sábado (11), os agentes atenderam a população com assistência pré-hospitalar (APH), como curativos, imobilização e aferição de pressão arterial etc. Além disso, coordenaram a entrega de donativos, como cestas básicas e roupas.
Os bombeiros ainda auxiliam na realocação de desabrigados que foram encaminhados para escolas, igrejas e casas de apoio do distrito de Nova Alegria e de outras localidades.
Repasse de recursos
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), autorizou, nesta semana, o repasse de R$ 705.120,00 aos municípios do interior baiano que estão em situação de emergência devido às fortes chuvas.
O repasse emergencial de recursos tem o objetivo de combater as desigualdades sociais agravadas pelas enchentes e desabamentos. Cerca de 4.650 famílias em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito