i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Chocolat Amazônia começa nesta quinta-feira em Belém Caixa de entrada


Pela sétima vez em Belém, no Pará, o Chocolat Amazônia e Flor — VII Festival Internacional do Chocolate e Cacau será realizado de quinta (22) a domingo (25), no Hangar — Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Quem for ao evento, cujo ingresso será um quilo de alimento, vai ter à disposição palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária, além de 120 expositores de 250 marcas. Em 2022, o festival já passou por Salvador (BA), Altamira (PA), Ilhéus (BA) e Linhares (ES), onde fez sua estreia. 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



Neste ano, ainda estão previstos um desembarque doméstico, em São Paulo (SP), em dezembro, e um internacional, em Porto (Portugal), no mês que vem.


Para Marco Lessa, idealizador do projeto e responsável pela organização do Chocolat Festival, o retorno à capital paraense apenas confirma o sucesso que é o evento, que recebe um destaque ainda maior devido ao fato de o estado ser o atual líder nacional na produção de cacau. “O estado do Pará e a capital Belém são fundamentais ao roteiro do Chocolat Festival, pela importância histórica de Belém e pela importância econômica do Pará para a produção de cacau no Brasil, além da gastronomia e da cultura, que só se veem lá [no Pará]”, afirma.

O Chocolat Amazônia e Flor é realizado pela MVU Eventos, detentora da marca para o Brasil e exterior, e pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca, com o apoio da Gencau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Solidaridad, Universidade da Amazônia (Unama), Sistema OCB/PA e The Nature Conservancy.

Programação de quinta-feira

Logo no primeiro dia, às 20h, o público vai poder apreciar a Cozinha Show, um espaço para o preparo, ao vivo, de receitas à base de chocolate por grandes chefs. A estreia ficará a cargo da chef Mariana Corbetta.

Na quinta (22), também será liberado o acesso ao Ateliê do Chocolate, no qual, ao longo dos quatro dias de evento, os chocolatiers Abner Ivan e Tati Benazzi vão produzir, em tempo real, esculturas que tenham essa guloseima como matéria-prima.

Também integra a programação a Rodada Internacional de Negócios para o setor de cacau, chocolate e derivados, cujas inscrições já foram encerradas.

Programação de sexta-feira

Na sexta (23), a programação começa cedo, às 8h, nos Laboratórios de Chocolateria e Sala e Bar da Unama. com o Curso Bean to Bar, uma capacitação básica oferecida por Rogério Kamei (Mestiço Chocolates) e pela Profa. Luciana Ferreira (Nayah Sabores da Amazônia) para o ensino de produção de chocolates da amêndoa à barra. Dividido em dois dias, o curso tem duração total de dez horas e conta com material didático e certificação.

Pouco depois, às 8h30, na Sala Pará, tem início o Chocoday, que vai trazer, ao longo de todo o dia, painéis, com palestrantes nacionais e internacionais, sobre as tendências do mundo do chocolate — o primeiro deles, o Painel Derivados de Cacau: muito além do chocolate, com Raul Nunes de Carvalho Júnior e Leodete Trevisan (Sabor e Arte do Cacau).

À tarde, a partir das 15h30, tem a Cozinha Kids, um espaço com recreações e minicursos voltados ao público infantil. Ana Carolina é quem estará à frente da primeira atividade; na sequência, vêm Andretta Martins, às 17h30, e Rita Aguiar, às 18h30.

Às 16h, entra em cena a Cozinha Show, com a primeira receita a ser preparada pelo chef Laurent Rezette, seguido por Eliete (Eti Doceria), às 18h, e Mariana Corbetta, às 20h.

O Chocoday será concluído às 19h30, com o painel Educação e Chocolate: Pesquisa acadêmica, Capacitações e Serviços Especializados, à frente do qual estarão o Prof. Jesus, do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), a Profa. Luciana Ferreira, da Unama, e o chocolatier César de Mendes.

Programação de sábado

No sábado (24), a partir das 8h, será completada a carga horária do Curso Bean to Bar. Entre as 8h30 e as 20h, o Auditório Marajó recebe o Fórum do Cacau, com painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo, a produção de cacau fino, a sustentabilidade da cultura do cacau e os avanços tecnológicos. O primeiro painel será Cacauicultura no Estado do Pará, com moderação de Fernando Mendes, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Como no dia anterior, às 15h30, é a vez da criançada, que será orientada por Nalva Avertano. Depois, às 17h30, Eliete (Eti Doceria) assume o comando, e Ana Julia, às 18h30, e Vinicius Vieira, às 20h, completam a grade.

Na Cozinha Show, os chefs Vânia Bordalo, Abner Ivan e Fabio Sicilia (Gaudens Chocolate) executam suas receitas às 16h, 18h e 20h, respectivamente.

Das 19h30 às 20h, Marivaldo Palheta e Rivail Araújo Filho, da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa/PA), serão os últimos a ocupar o palco do Auditório Marajó, com o painel Tributação no trânsito de amêndoas de Cacau no Estado do Pará.

Programação de domingo

No domingo (25), último dia do evento, a Cozinha Kids estará sob o comando de Alinna e Ramiro Dom Amazon às 15h30; de Aline Barros às 17h30; de Vânia Bordalo às 18h30; e de Vanessa Alencar às 20h. Já a Cozinha Show contará com as chefs Rita Aguiar às 16h; Bebel Lima às 18h; e Iva Cristina às 20h.

No mesmo dia, serão conhecidas as marcas vencedoras do Segundo Concurso de Chocolate de Origem da Amazônia, que serão premiadas com o direito ao uso de imagem do selo “Melhor Chocolate de Origem da Amazônia | Chocolat 2022”, conforme sua colocação em cada categoria, com as menções ouro, prata e bronze. As inscrições estão abertas até as 18h da quinta-feira (22) e são destinadas, exclusivamente, às empresas expositoras.

Sobre o Chocolat Festival

Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.

Mais detalhes estão disponíveis no site chocolatfestival.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito