i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré realizou Fórum Técnico para Avanço no Manejo de Resíduos

 Itacaré realizou nos dias 5 e 6 de setembro, no Hotel Ecoporan, o Fórum Técnico para Avanço no Manejo de Resíduos. O evento foi composto por vários blocos divididos em palestras, mesa de debate, rodada de discussões entre universidades e municípios, visita técnica e apresentações. O Fórum foi um espaço importante de discussão das políticas públicas para soluções e inovações na área de gestão e manejo de resíduos, levando informações, ideias, trabalhos e tudo mais que promova o ambiente saudável e sustentável.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)






Promovido pela Prefeitura de Itacaré junto com a Cooperação Brasil-Alemanha, através do Projeto ProteGEEr; o fórum contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente Marcos Luedy; do Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão; de membros das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado;  da Consultora da GIZ, Christiane Pereira e do Projeto ProteGEEr, Hélinah Cardoso; do Coordenador Executivo do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga, entre vários Secretários e representantes de cidades vizinhas e que compõem o Consórcio (CDS-LS).


O encontro foi extremamente rico e prospectivo, com discussões de temas atuais e necessários, e palestras que levaram o público a reflexão; no entanto, mais uma vez trouxeram emoção e alegria em suas palavras, os catadores Binho e Adriano; falaram das suas trajetórias de vida, o preconceito que sofrem diariamente por serem moradores do lixão e se emocionaram ao relatar do presente e do futuro que estão a viver com o programa Lixão Nunca Mais.


Quem também não cansa de externar alegria e emoção em suas falas é o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy; que sempre se expressa com grande entusiasmo, carinho e emoção sobre o programa Lixão Nunca Mais, pois já faz parte da sua vida e da sua história.

Durante o segundo dia de fórum, os participantes fizeram a visita técnica ao roteiro do lixão, agora, com uma nova perspectiva, com o lixão já fechado e totalmente desativado; logo após, seguiram para a Estação de Transbordo, onde puderam observar a evolução do equipamento, que funciona como peça chave no processo, pois é a partir dele que o lixo denominado de rejeito, irá para o aterro sanitário legalizado. Seguindo o roteiro, a visita continuou no Centro de Triagem e Econegócios, local onde os catadores estão desenvolvendo suas atividades econômicas, trabalhando os materiais recicláveis.


Em meio a tantas notícias boas, durante o encontro, Rodrigo Zache, do Grupo Marca Ambiental, presenteou (?) Itacaré com uma consultoria sobre o manejo do resíduo orgânico e compostagem. Esta ação foi de maneira especial comemorada por todos os envolvidos no processo; isso porque, os próximos passos do programa eram justamente as possibilidades de se trabalhar esse resíduo, sendo assim, a consultoria e parceria com o Grupo Marca Ambiental será muito importante.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito