i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré promove um dia inteiro de atividades e atenção à mulher

 Entendendo a importância do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, é que as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social promoveram um dia inteiro de atividades voltadas para o cuidado com as mulheres. Nos postos de saúde do município, os momentos foram marcados por palestras, coletas de preventivo, exame das mamas, além de testes rápidos contra sífilis, hepatites B e C e HIV. já a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou atividades do Outubro Rosa no abrigo dos idosos, levando amor, carinho e cuidado para quem mais precisa.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





Mas o cuidado não se restringe apenas a um dia ou mês, a Prefeitura de Itacaré, através das suas Secretarias, tem realizado durante o ano inteiro ações de atenção, orientação e diálogo, informando e auxiliando a população em todas as áreas.

Sobre o Outubro Rosa
  



O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama.

O câncer de mama



É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente

Como tratar 

CIRURGIA 

Normalmente é a modalidade mais usada nos cânceres de mama. A cirurgia consiste em retirar o tumor da mama, podendo realizar o procedimento através da remoção de uma parte da mama ou do órgão interno. 

Nesse método, é possível que o médico cirurgião analise a presença do linfonodo  sentinela axilar (primeiro linfonodo que pode ser comprometido no caso de uma metástase). Isso possibilita a compreensão da extensão da ressecção dos linfonodos que deve ser feita. 

RADIOTERAPIA

Essa modalidade consiste na aplicação de radiação ionizante que, através da quebra do DNA das células tumorais, mata as células que possuem tumor. Sua aplicação pode ser feita no leito tumoral, em toda a mama, na axila e em áreas de drenagem linfonodal extra axilar. 

Já os tratamentos sistêmicos possuem três modalidades: 

QUIMIOTERAPIA CITOTÓXICA

Nesse procedimento são utilizadas drogas capazes de destruir as células por meio de bloqueio da divisão celular. Podemos destacar as principais, que são: Antraciclinas (adriamicina e epirubicina), Taxanos (Paclitaxel e docetaxel), 5-fluouracil, ciclofosfamida e carboplatina. 

TERAPIA ALVO

Esse procedimento não pode ser feito em todos os pacientes, só naqueles que tenham tumores com alterações moleculares. As principais drogas disponíveis são: Amplificação do gene HER-2, Mutações no gene PI3KCA e Mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. 

IMUNOTERAPIA

Nessa modalidade utilizam-se drogas que auxiliam o sistema imunológico a ver o tumor como inimigo e destruí-lo. O único imunoterápico disponível é o Atezolizumabe. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito