i

i

chp

chp

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Professor denuncia vagas ociosas em curso de medicina da Uesc:

Um professor universitário de Ilhéus denunciou nas redes sociais que a Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), situada naquele município, mantém ociosas vagas em um dos cursos mais concorridos entre os estudantes. Segundo Dorival Filho, das 40 vagas disponíveis para o primeiro ano da graduação, apenas 28 estão ocupadas. “Enquanto você está aí se matando para conseguir uma vaga na Uesc, a Uesc está com vagas ociosas porque ela dá as costas para a região que a abriga”, diz o professor em um vídeo publicado em suas redes sociais.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



Para ele, o problema acontece porque estudantes de outras regiões que foram aprovados no curso acabaram sendo chamados posteriormente em universidades mais próximas de onde moram e abandonaram a instituição no sul da Bahia. O professor diz que isso acontece porque a Uesc aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que abre concorrência nacional.

“É um absurdo, é inaceitável que a Uesc continue fazendo isso com os alunos que sonham fazer medicina. É preciso entender que a universidade pública veio para o interior para atender a população do interior. A Uesc não foi criada em Ilhéus para atender o Brasil, ela foi criada em Ilhéus para atender a juventude desta região. É inacreditável, é revoltante”, pontua.

“Estamos às vésperas de mais um Enem em que eu vejo alunos com o emocional abalado por essa luta, e hoje eu soube que tem apenas 28 alunos no primeiro ano da Uesc. É revoltante, é desrespeitoso, e inaceitável que a Uesc continue fazendo isso”, desabafou.

O vereador de Itabuna, Israel Cardoso (AGIR), reiterou a cobrança e endossou a proposta de criação do bônus regional no processo de seleção da Uesc, que seria o acréscimo de 20% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de alunos da região onde se encontra a instituição de ensino – prática já adotada por outras universidades públicas do País. “A Uesc possui o Conselho Universitário, portanto tem autonomia para decidir sobre o bônus. Todos ganharão com a aprovação da proposta, os discentes não precisarão sair do Estado para estudar e a Uesc verá filhos da terra formados em sua própria região”, defende o vereador Israel Cardoso.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito