i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Aos 21 anos, Propaz dissemina cultura de paz e combate a violência nas escolas municipais de Itabuna.

Perseguindo o objetivo de promover a Educação Integrada baseada em valores humanos, éticos e espirituais, o Programa Estrela da Paz (PROPAZ) caminha para celebrar 21 anos de atuação com foco na construção da cultura da paz  e no combate à violência nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. Desenvolvido de forma itinerante, por meio de Encontro de Educação para a Vida (EEPV), o PROPAZ é mantido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação. Ele foi implantado em 9 de abril de 2002 por um grupo de professores de escolas públicas e privadas, com
 a participação de representantes de diversas religiões.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)







O PROPAZ surgiu a partir da percepção da necessidade de combater a falta de respeito nas escolas e a violência. Assim, o que era inicialmente um projeto de evangelização, serviu de base para criação de um programa municipal com valores fundamentados no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.

De acordo com a referida Lei, o ensino religioso é constituído como disciplina facultativa é parte integrante da formação do cidadão, sem proselitismo e respeitando a diversidade cultural e religiosa do País.
Em abril de 2017, ainda no exercício de seu mandato de vereador, o atual secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, foi o autor do Projeto de Lei que instituiu o Programa Estrela da Paz, assegurando a promoção de práticas educativas na Rede Pública Municipal de Ensino com foco na Educação Integrada pela paz.
“O nosso propósito era assegurar como lei, o desenvolvimento da Educação Integrada, associada à vivência dos valores humanos e que fosse capaz de  promover uma interação entre Escola, Família, Poder Público e Sociedade. Através do PROPAZ foi possível implantar uma metodologia sistematizada em valores e baseada em três pilares fundamentais: didática, humana e espiritual”, argumentou Júnior Brandão.

De acordo com a diretora do Programa Estrela da Paz, professora Claudice Vieira Montargil, desde 2019 o PROPAZ está presente em todas as unidades de ensino da Rede Municipal, onde acontecem os Encontros de Educação para a Vida, tendo como público-alvo alunos, pais e professores.

Nestes encontros, são realizadas palestras abordando temas diversos, conforme a necessidade da comunidade escolar e o segmento educacional a que ela atende. O programa conta com a atuação de oito professores concursados, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação.

Durante a pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social, a equipe do PROPAZ produziu vídeos motivacionais que eram enviados através de plataformas digitais para alunos, professores e às famílias, colaborando nas atividades remotas dos alunos. “Para além do retorno dos EEPVs de forma presencial ainda neste ano letivo, aguardamos para 2023 a retomada dos Encontros de Formação para as equipes escolares, que são de grande importância para a expansão, motivação e realização do Propaz nas escolas”, afirmou a diretora.

Nesta semana, a equipe do Programa Estrela da Paz cumpriu agenda de encontros, palestras e visitas nas unidades escolares. Na segunda-feira, dia 5, na Creche Esther Gomes, no Lomanto Júnior, e Creche Otaciana Pinto, no Santo Antônio. Na quarta-feira, dia 7, o Encontro de Educação para a Vida do Propaz aconteceu na Escola Marieta de Carvalho. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito