i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Escritores itacareenses Realizam Lançamento de Livros

 

Os escritores itacareenses Rafael dos Santos Barros e Rogério Medrado fizeram o lançamento dos seus livros, ontem (19) de dezembro, no Auditório do Ecoporan, em Itacaré, com a presença de autoridades municipais e da comunidade, que estiveram no local para prestigiar os escritores da nossa terra. Protagonismo Indígena: arranjos e conflitos nas sesmarias dos jesuítas de Rafael dos Santos Barros; a obra procura compreender a atuação de um grupo indígena na Capitania dos Ilhéus durante a primeira metade do século XVIII. 

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





As áreas possíveis para alimentação e caça foram tomadas pelas ocupações dos não índios, reduzindo as possibilidades dos povos indígenas viverem de acordo com seus hábitos. Inseridos nesse ambiente, estavam os índios Guerens, os quais usando a tutela de um capitão-mor conseguiram livrar-se da opressão e tornarem-se súditos do rei de Portugal, permitindo-lhes sobreviver no ambiente colonial.



Rafael tem 33 anos e, além de escritor, é Professor Doutor pela Universidade Federal da Bahia, com 15 artigos publicados. Segundo Rafael, em breve novas obras e trabalhos virão, mas o lançamento deste livro já é um lindo sonho sendo realizado, pois é fruto de muito trabalho, esforço e dedicação.
 


Já o escritor Rogério Medrado lançou a obra "A Caixa de Alissa". Alissa é uma menina que possui uma enorme caixa de madeira onde ela guarda suas coisas. Ela doa as coisas da caixa para as crianças desabrigadas da enchente e sua família também doa roupas, calçados e alimentos para os desabrigados. Alissa fica muito feliz por tudo isso. A Caixa de Alissa retrata sobre a questão da cidadania e da solidariedade para com aqueles que mais necessitam da nossa ajuda.




Rogério tem 45 anos, e é um grande exemplo e orgulho para Itacaré; presente nos espaços literários, ele é um incentivador da leitura e literatura como uma ferramenta de transformação de vida e realidade. Segundo o escritor, a educação e a leitura são importantes para quebrar barreiras, construir novas realidades e, principalmente, compreender o mundo em que vivemos.  
Reconhecido por ser dono de diversas outras obras como o "Menino e o Bem-te-vi", lançado em 2021. Ele tem 4 livros publicados e tem recebido prêmios, convites e aberto espaços na literatura para outras pessoas que veem nos livros a oportunidade e esperança de dias melhores.

O Prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabeniza aos escritores por toda a garra, determinação e por estarem sendo um exemplo para outras pessoas. "É um grande orgulho para Itacaré ter pessoas, principalmente, jovens como Rogério e Rafael, que estudam, trabalham e dão exemplo de vida. Nesse momento que a garotada está tão ligada na internet, é importante ter pessoas também que estão escrevendo, lançando livros e sendo exemplo para outros jovens", finalizou o Prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito