i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Em Salvador, Jerônimo participa de procissão marítima da imagem do Senhor do Bonfim

Na manhã desta quarta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a procissão marítima da imagem peregrina do Senhor do Bonfim, que saiu da Basílica em cortejo até a Ponta do Humaitá, onde foi embarcada, e seguiu pelo mar até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A atividade faz parte da programação preparatória para a festa em honra ao Senhor do Bonfim, que acontece na quinta-feira (12). (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



Jerônimo destacou que a celebração do Senhor do Bonfim além de importante sob o aspecto religioso, tem grande apelo turístico e econômico


para o estado. "O momento é emocionante e tem uma simbologia religiosa, além de turística. Mas acima de tudo, viemos pedir a Deus fé e muita força para que o Brasil continue unido contra a fome, contra o desemprego. A nossa missão é essa”.

 

Durante o trajeto da procissão, a embarcação deu uma volta em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha, recordando o local que abrigou a imagem do Senhor do Bonfim, entre os anos de 1745 e 1754, quando foi levada para a igreja construída em sua homenagem, na Colina Sagrada. O cortejo seguiu em direção ao Porto da Barra, retornando para o Cais da Praça Cairu. Nesta quinta-feira, o cortejo com a imagem será conduzido da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

 

Todos os anos, a manifestação popular reúne grupos religiosos, artísticos, culturais, famílias e milhares de turistas, sendo segunda maior do estado, atrás apenas do próprio Carnaval de Salvador, ajudando a movimentar o turismo no verão da Bahia.

 

Ainda na manhã desta quarta-feira, o governador detalhou que a estratégia da Secretaria de Segurança Pública para a cobertura da festa ganhou novos contornos este ano por causa da repercussão dos atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília, no último domingo (8). "Eu determinei à Segurança Pública que ampliasse as forças aqui, sem perder de vista o interior. Nós estamos com a Inteligência trabalhando todos esses dias para que possamos garantir a pacificação da caminhada, não só no percurso, mas em toda a Bahia", salientou.

 

Turismo religioso e cultural

 

O titular da Secretaria do Turismo (Setur), Maurício Bacelar, ressaltou a importância da manifestação religiosa para a atração de turistas na cidade e a relevância de diálogo com o setor para garantir a manutenção da tradição. “No dia 12, que é o dia Lavagem do Bonfim, que é a parte popular da festa, a Secretaria de Turismo vai estar presente, chamando a atenção da festividade para o setor. Vamos estar juntos com todo o trade turístico, que sempre nos ajuda muito no fomento da atividade".

 

Para o secretário da Cultura (Secult), Bruno Monteiro, a festa, patrimônio imaterial da humanidade, “celebra o que existe de melhor na cultura baiana, carregando os mais belos traços, a fé, o amor, e a tolerância. E neste ano, ganha um significado ainda mais especial pelo centenário do Hino ao Senhor do Bonfim”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito