i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia inspeciona áreas atingidas pelas enchentes

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), recebeu na terça-feira, dia 17,  em seu gabinete, a visita da secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS) Larissa Moraes. Essa foi a primeira inspeção que a representante do governo Jerônimo Rodrigues (PT) fez em uma cidade do interior que sofreu as consequências das chuvas por dois anos consecutivos. No caso particular de Itabuna, houve as cheias do Rio Cachoeira, em dezembro de 2021 e 2022, com reflexo na infraestrutura da cidade. 

(Saiba Tudo, Click no ícone Abaixo)



Acompanhada da secretária de Planejamento, Sônia Fontes, interina na Secretaria da Infraestrutura e Urbanismo,  e do coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, a secretária Larissa Moraes percorreu as áreas mais atingidas às margens do Cachoeira.


A  inspeção aconteceu na Rua da Bananeira, nos bairros Maria Matos (Rua de Palha), Ferradas e Vila da Paz, quando se verificou a necessidade de construção de estruturas que possam amenizar os impactos causados pelas enchentes do rio que acontecem a cada começo do verão.

A possibilidade de execução das obras será objeto de estudos técnicos conduzidos pela Prefeitura e Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), cuja titular foi recebida em audiência pelo prefeito Augusto Castro, depois das inspeções in loco.

Os estudos prévios servirão para a elaboração de um prognóstico que beneficiará os municípios que integram a bacia do Rio Cachoeira, segundo informou o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito. Segundo ele, há a estimativa de ainda este ano serem realizadas a construções de pequenas barragens, como medidas efetivas a médio e longo prazo.

A edificação de barragens estão previstas no Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em 2017, como forma de perenização do corpo d’água, evitar assoreamento e desbarrancamento e diminuir impactos das cheias.

No encontro, o prefeito Augusto Castro elencou os apoios recebidos do Governo do Estado, a exemplo da construção de 80 casas para famílias desabrigadas nas cheias do rio em 2021, com finalização do processo licitatório na CONDER. Ele agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues por priorizar melhorias na Barragem do Colônia, em Itapé, com ações preventivas para amenizar os impactos causados pelas chuvas
.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito