i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna tem cerca de 90 pessoas em tratamento contra a Tuberculose

Nesta sexta-feira, dia 24, marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença pulmonar, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Atualmente, 86 pessoas estão em tratamento contra a doença em Itabuna, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Na maioria das 33 Unidades Básicas e de Saúde da Família serão realizadas rodas de conversa com a comunidade sobre a tuberculose, que é transmitida pelo ar e se descoberta no início tem 100% de chances de cura.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)




Entres os sintomas da doença estão tosse seca ou produtiva (secreção) por mais de três semanas, febre no  final da tarde, falta de apetite e perda de peso. O tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP). Varia de seis a  nove meses.


A enfermeira Bruna Rute Bagdede, responsável pelo agravo de tuberculose no município, falou que a doença  ainda é bastante subnotificada. “Existe negligência pelas pessoas que não têm coragem ou temor em procurar o serviço de atendimento ou mero preconceito," afirmou.

Nesta semana, entre os dias 21 e 22,  os profissionais de saúde fizeram uma abordagem com os moradores de rua para falar sobre a tuberculose e alertá-los sobre os sintomas.

“Esse grupo é o mais suscetível à tuberculose e  tem 50% a mais de chances de desenvolver a doença, pois as pessoas vivem aglomeradas, não têm autocuidado, não procuram o serviço em tempo hábil”, afirmou Bruna. Ela disse ainda, que cinco mortes por tuberculose estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito