i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Coaraci- Ampliação da barragem Serra da Palha é entregue pelo governador


A barragem de Serra da Palha, que abastece cerca de 25 mil habitantes de Coaraci e distritos da cidade da região sul da Bahia, foi recuperada e ampliada pelo Governo do Estado da Bahia. A entrega da represa foi realizada na tarde desta terça-feira (11) pelo governador em exercício, Geraldo Júnior, e pela secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado, Larissa Moraes. A obra teve um investimento de mais de R$ 800 mil. O abastecimento hídrico é um dos eixos do Bahia Sem Fome, que tem como principal meta a promoção da segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social. 



De acordo com o governador em exercício, o Programa não se resume à campanha de arrecadação e distribuição de alimentos. “Com políticas públicas inclusivas e participativas, o governador Jerônimo Rodrigues tem sinalizado a possibilidade de estabelecer esses eixos com ações transversais, que envolvem diversas áreas”, explicou. “Hoje entregamos essa barragem, recuperada com um investimento do Estado na ordem de quase R$ 1 milhão, transformando a vida do nosso povo e cuidando da vida de quem precisa”, concluiu Geraldo.





A obra de recuperação envolveu melhorias na estrutura do barramento de pedra, para atender 70% da demanda diária do sistema de abastecimento. Para a ampliação, o Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), aumentou o armazenamento de água bruta na área de captação, abriu acessos de 720 metros quadrados e de 144 metros cúbicos, o último por escavação em rocha; construção do corpo da barragem em alvenaria de pedra, além de outros trabalhos de recuperação. O sistema possui agora 6,31 quilômetros de adutora.



Atualmente, Coaraci possui duas captações de água: uma por gravidade, no Riacho Serra da Palha, e uma flutuante, no Rio Almada. Segundo a secretária da SIHS, Larissa Moraes, a obra é a garantia da ampliação da oferta hídrica para a cidade. “Agora, no período de seca, conseguimos fazer uma reserva para que a população tenha acesso à água e, no período de chuva, a barragem serve justamente para amenizar os efeitos, que às vezes são muito fortes, como as enchentes na cidade”.



Após a entrega da barragem, instrumento para a produção de alimentos saudáveis na região, o governador em exercício, Geraldo Júnior, distribuiu 600 cestas básicas para 15 instituições, entre assentamentos, associações e templos religiosos. Apresentado no final de março deste ano, o programa já entregou 179 toneladas de alimentos no estado. A arrecadação já chega a 226 toneladas de alimentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito