i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeito Augusto Castro garante apoio à reabertura do Aeroporto

A Prefeitura de Itabuna vai adotar as medidas para garantir as condições de segurança necessárias à reabertura do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho. O compromisso foi assumido pelo prefeito Augusto Castro (PSD) junto à diretoria e integrantes do Aeroclube de Itabuna em audiência no Centro Administrativo Firmino Alves, na tarde de terça-feira, dia 11. Com a presença de dezenas de empresários, o presidente do Aeroclube de Itabuna, Olívio José Borges de Oliveira, fez a entrega de ofício apontando as providências para que o aeródromo volte a operar.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





 Segundo ele, o objetivo do pedido é preparar a visita do corpo técnico do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA) que fará a inspeção das condições de segurança. A roçagem da vegetação, remoção de entulhos nas margens da pista, recuperação de parte do muro danificada com a enchente do Rio Cachoeira e pintura das linhas guias da pista estão entre os pedidos. A diretoria do Aeroclube pede ainda a remoção de barracos construídos indevidamente e a melhoria da acessibilidade entre os bairros da Bananeira e Lomanto Júnior visando mais segurança na mobilidade dos moradores.

 


O prefeito Augusto Castro determinou à secretária Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que adotasse as ações necessárias em caráter de urgência, visando atender às demandas. Ele também parabenizou o empenho do Aeroclube e da classe empresarial pela luta para a reabertura do aeroporto.

 

“Enquanto gestor público, tenho pleno conhecimento de que o Tertuliano Guedes de Pinho será importante para impulsionar a economia de Itabuna, como um suporte regional, ampliando o espaço de pouso e decolagem para pequenas aeronaves particulares, bem como táxi aéreo, transporte de valores, UTI aérea e transporte de cargas”, disse.

 

Augusto Castro informou aos participantes do encontro sobre as diversas intervenções na infraestrutura urbana planejadas e que serão executadas pela Prefeitura em parceria com os Governos do Estado e Federal. Citou como exemplos, a realocação dos moradores da Bananeira,a requalificação da orla fluvial e a ampliação do contorno viário de Itabuna.

 

Quanto à viabilidade do Tertuliano Guedes, o gestor de segurança operacional do Aeroclube de Itabuna, o piloto Lauro Calazans, enfatizou o alto nível e a qualidade da pista.Estudo técnico aponta a capacidade de funcionamento com segurança na Aviação Geral.

 

Ele disse ainda que o aeroporto poderá abrigar Escola de Aviação e de Oficina de Manutenção de Aeronaves, inclusive com a possibilidade da ampliação da pista de 1.200 para 1.500 metros.

 

Fundado no ano de 1958 como aeródromo pelo então prefeito Francisco Ferreira da Silva, o Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho possui apenas 300m de pista de terra batida. Na década de 1980, com recurso do Governo do Estado, o equipamento foi totalmente ampliado e requalificado.

 

Ganhou pista concretada que permite pousos e decolagens de aeronaves de grande porte. O Aeroclube de Itabuna é coproprietário do aeroporto, mediante a doação de 7,5 hectares à entidade pelo coronel Tertuliano Pinho. A outra parte é de propriedade do município.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito