i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura inicia Mutirão de Mamografias em unidade móvel do Governo do Estado


“Uma agente comunitária foi que me alertou sobre a mamografia. Por isso, resolvi fazer o exame”, disse dona Edna Palma, 68 anos, uma das mulheres atendidas pela Unidade Móvel do Governo do Estado que dá apoio a Prefeitura de Itabuna no  Mutirão de Mamografias para o rastreio do câncer de mama. A Carreta de Mamografias Itinerante da Secretaria de Saúde da Bahia atende mulheres, com idade entre 50 a 69 anos, residentes na cidade. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira, dia 24, em frente ao antigo SESP e prosseguem  até  11 de maio. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é a de realizar 2.250 mamografias.     (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



 “O exame é fundamental para esse rastreio em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. As mulheres precisam buscar uma requisição nas Unidades Básicas de Saúde”, disse a secretária Lívia Mendes Aguiar.

 


Segundo ele, a mamografia fica pronta em até 40 dias. Se houver alguma alteração, a paciente faz uma ultrassonografia e biópsia. Em caso de resultado positivo para câncer, a mulher vai iniciar o tratamento gratuito oferecido pelo Governo do Estado. “Para fazer a mamografia, é preciso estar dentro faixa etária, ter feito o exame há mais de um ano e ter a mama íntegra, ou seja, sem cicatriz”, explicou a secretária.




 

O Mutirão da Mamografia é voltado para a demanda reprimida. Também foi realizada uma busca-ativa  pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para chegar até as mulheres que precisam fazer o rastreio. “A prioridade foi a demanda reprimida. Por isso, vamos oferecer todo acolhimento”, disse a supervisora da  Atenção Primária Jaimeire Pessoa.

 

 Algumas mulheres foram agendadas pela unidade de saúde, enquanto outras vieram como demanda livre, com atendimento de pacientes pela manhã e pela tarde. Nesse primeiro dia, o atendimento foi para pacientes das agendadas pelas Unidades de Saúde Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, John Leahy,  no Zizo,  e  Cândido Pereira, no Maria Pinheiro.

 

Jaimeire afirmou que as mulheres da zona rural também serão contempladas com o rastreio.  Os veículos da frota da Prefeitura  vão buscar as pacientes  em localidades como Serrado, Mutuns, Itamaracá, Roça do Povo, Ribeirão Seco, condomínio São João e Rua de Palha.

 

A dona de casa Lucilena Porto, tem 53 anos e nunca tinha feito a mamografia. Mas, graças ao incentivo de uma amiga, resolver fazer o exame, que é gratuito. “Eu sempre tive medo. Mas agora vou me cuidar e realizar o exame todo ano”, falou.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito