i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Câmara de Itabuna- Estudantes medalhistas ganham aplausos no Legislativo

 

A tão concorrida Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), com direito a medalhas e premiação em bolsas de estudos, tem uma seleção de craques itabunenses como vencedores. Ao lado de professores, familiares e colegas do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, eles lotaram o plenário da Câmara, na manhã da última quinta-feira (1º).

Danilo da Nova Itabuna (UB), autor do pedido para aquela sessão especial, adiantou que muitas outras virão. Vereador mais jovem da atual legislatura, ele enalteceu a importância de o Legislativo reconhecer os feitos daqueles estudantes, vindos de uma das escolas mais destacadas no sul e extremo-sul.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





"O Colégio Modelo é praticamente dentro da comunidade em que eu nasci e me criei, é uma referência. Tenho amigos policiais militares, civis, dentistas, médicos e que passaram por lá. Eu fico muito feliz, é uma escola que representa toda a região. A educação é a porta de entrada para as coisas boas para todos os jovens", assinalou.




Aqueles atletas do conhecimento receberam honrarias e foram unânimes em demonstrar o quão cientes estão do poder da educação para pavimentar um caminho de sucesso. Aos 18 anos, craque nas ciências exatas, Gustavo Sacerdote conquistou medalha de ouro em 2022.

E comemora: "É uma sensação muito boa. Essa olimpíada me ajudou muito, no desenvolvimento como pessoa, tanto no raciocínio como nas interações, porque fazemos um grupo de estudos antes da prova".

 

Vibração coletiva

A vice-diretora do Colégio Modelo, Aline Souza, informou que em 2022 foram submetidos dez trabalhos à apreciação da Feciba (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia). Deste total, foram cinco classificados e dois "com premiações incríveis", como ela descreveu.

"A finalidade desses eventos é promover neles o protagonismo do seu conhecimento; no caso da Olimpíada, além de promover bolsas de estudos e estreitar laços com a universidade, há bolsas de incentivo financeiro, promovem que o aluno transcenda o muro da escola", completou.

Junto com a professora de Matemática, Márcia Alessandra Guimarães, o professor Thiago Carvalho, um dos mais entusiasmados, registrou a dedicação de todos os docentes, o quanto vibram junto com os alunos e as metas traçadas ao longo do ano (inclusive com participação e resultados concretos em várias disputas). “Eu vou chegar lá! Posso não chegar hoje, nem amanhã, mas não posso desistir. Que essa escola MODELO esteja sempre marcada no seu coração e na sua mente”, orientou, sob efusivos aplausos.

Samara Tavares dos Santos, de 16 anos, quer cursar Medicina e fala da alegria pelo destaque na ONC: "Estou muito feliz, foi um negócio difícil de conseguir; é gratificante, esse ano vou me inscrever de novo". Sonhando com a faculdade de Engenharia Mecatrônica, Guilherme do Amor Divino, também de 16, traduz a expectativa diante da Olimpíada: "Eu ansioso, empolgado, sempre querendo melhorar meu conhecimento". 

 

Guinho e Wadson Nocaute

O vice-prefeito Enderson Guinho, que chegou ao Legislativo aos 23 anos, tratou sobre a dimensão da conquista dos estudantes. E orientou os jovens a ingressarem na política.  "Mesmo com as dificuldades que a educação pública enfrenta, é gratificante saber que tem professores que se dedicam para ter bons resultados”.

Indo além, acrescentou: “Ver nossa cidade sair na imprensa de forma positiva com a juventude é algo muito positivo. A cidade, que sempre aparece de forma negativa, agora o Colégio Modelo traz pra a gente essa alegria".

Além dos alunos citados, foram destaques na Feciba os estudantes Fernanda Rafaelle Menezes, José Airton Lima Júnior, Sofia Silva Santos, além das irmãs Karine e Karina Santos Matos.

A sessão foi prestigiada, ainda, pelo campeão mundial de muay thai, Wadson Nocaute, que destacou o quão transformador é o poder da educação. Mesmo dedicado a lutas e inúmeros troféus/medalhas, ele disse deixar claro aos alunos a relevância de estudar.

A OMC rendeu medalhas de ouro para Adryel Mota Gama, Ludmila Melo de Souza, Luiz Henrique Nascimento Santos, Samara Tavares dos Santos, Guilherme do Amor Divino Bomfim e Gustavo Sacerdote Silva. Já as de prata,ficaram com Yasmim Santos Batista, Gabriel Antônio Santos Faustino, Luíza Teixeira Cardoso, Iago Borges dos Santos. Para completar o time, Ítalo dos Santos Paulo ganhou menção honrosa. Galera chique, hein?

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito