i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Governo do Estado e o agronegócio na Bahia Farm Show viabiliza desenvolvimento econômico para produtores


Realizado até o próximo sábado (10) pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio do Governo do Estado, o evento conta com estandes institucionais de diversos órgãos e secretarias estaduais, como a da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Para o chefe de gabinete da Seagri, Luis Rezende, a expectativa é a melhor possível.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





 "Nós estamos na maior feira do Norte e Nordeste, uma das maiores do Brasil que, no ano passado, gerou cerca de R$ 8 bilhões em negócios. A gente espera este ano superar esses números e quem sabe nesta edição ou nas próximas nós nos tornemos a maior feira do agronegócio do Brasil". Rezende destacou que a Seagri está com um laboratório montado no estande, fazendo a orientação dos produtores sobre as diversas análises, inclusive de solo. "Estamos com a Bahiapesca atendendo aos produtores em aquicultura, pesca e carcinicultura, e estamos com a Adab na parte de defesa animal e de defesa vegetal".


Fomento e desenvolvimento econômico



O gerente de desenvolvimento de negócios da Desenbahia, Moisés Andrade, explica que a agência oferece soluções financeiras, como capital de giro, projetos de investimentos e aquisição de máquinas e equipamentos. "Nós estamos com a Campanha Bahia Farm Show, que pode financiar até 100% de equipamentos como tratores, pulverizadores e pivôs para irrigação. O financiamento é de até R$ 6 milhões, com a garantia do próprio equipamento. Acima disso, precisamos de uma garantia real, um imóvel próprio com escritura pública, imóvel rural ou urbano".
Andrade informa que o público alvo durante o evento são os produtores rurais. Atendemos também aos setores da Indústria, Comércio e Serviços. A documentação que o cliente vai precisar apresentar é simples, são documentos pessoais, CPF, RG, orçamentos e ele poderá preencher os formulários.

A SDE também apresenta oportunidades de investimentos, com orientações sobre incentivos fiscais. Segundo o assessor de Planejamento e Gestão da SDE, Tarcísio Branco, uma equipe está participando dos espaços, fazendo visitações, dialogando com as associações, com empresários que pensam em se instalar na região.  Ainda conforme o técnico, a secretária trata basicamente da prospecção de negócios. "Há a parte de incentivos fiscais voltados para a indústria, tanto em Barreiras quanto em Luís Eduardo, onde há distritos industriais. Nós temos dialogado sobre a parte do escoamento, sobre a industrialização das commodities. Temos ações transversais também, além de materiais que falam das oportunidades de investimento no nosso estado, na parte de energia limpa", detalhou.

Pequenos produtores

No estande da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estão expostos produtos da agricultura familiar e economia solidária. A diretora União das Cooperativas do Estado da Bahia Unicafes, Carmelita Marques, informa que a participação na Bahia Farm Show beneficia mais de dez mil pequenos produtores, direta e indiretamente.

"Esse é um momento único para a gente, participar dessa grande oportunidade que nós, pequenos produtores, temos. É uma importância que nem conseguimos expressar direito porque é uma grande oportunidade para termos nossos produtos comercializados, proporcionando desenvolvimento para nossos cooperados e para diversas regiões", afirmou Carmélia.

Metrologia legal na Bahia Farm Show


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado e órgão delegado do Inmetro, reafirma sua presença estratégica no evento deste ano e apresenta a relevância da metrologia para o desenvolvimento agrícola e destacar seu laboratório de grãos. "Estamos comprometidos em contribuir para a segurança alimentar e o desenvolvimento agrícola da Bahia, garantindo a confiabilidade dos resultados e a equidade nas transações comerciais de grãos", destaca Thales Dourado, diretor-geral do Ibametro.

O laboratório de grãos do Ibametro assegura que os resultados das medições sejam confiáveis e estejam em conformidade com as regulamentações técnicas estabelecidas pelo Inmetro. Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pelo laboratório de grãos e entender como suas atividades contribuem para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável da região, destacando a importância da metrologia legal na cadeia produtiva de grãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito