i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura faz alerta sobre a importância da vacinação antirrábica para cães e gatos

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacina antirrábica para cães e gatos. A campanha de vacinação contra raiva acontece anualmente sendo a principal ação de proteção aos animais e aos seres humanos. De acordo com a coordenadora do DCZ, Ellen Gleicer Lima, a campanha de vacinação contra raiva, será do dia 31 de julho a 8 de setembro com o Dia D acontecendo no dia 9 de setembro. A programação ainda será oficialmente divulgada,  com datas, locais e horários de sua realização.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)




“Iniciaremos a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica no final de julho, tendo como Ponto de Vacinação a antiga Base Operacional do SAMU-192,  em frente à Catedral de São José, no centro da cidade. A partir daí, diariamente vamos disponibilizar a vacinação para cada bairro, onde geralmente acontece nas praças”, destacou a diretora.


A transmissão da raiva ocorre pela saliva do animal infectado, seja através de mordedura, arranhadura ou lambedura. O vírus da raiva ocasiona infecção no sistema nervoso central, instalando-se no cérebro provocando encefalite.


“Caso haja mordedura de algum animal infectado é importante que o cidadão lave bem o local para que seja higienizado e procure imediatamente uma unidade de Saúde”, disse Ellen.

“A expectativa é a de que em Itabuna sejam vacinadas cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de vida. No ano passado, conseguimos ultrapassar a meta.  Neste ano vamos buscar alcançar o mesmo resultado”, concluiu Ellen Gleicer.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito