i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Abrindo o Agosto Dourado, "Gente de Vitória" Conversa com Duda Medeiros Sobre Amamentação

                   

Na tônica das campanhas de conscientização do mês de agosto, o quadro “Gente de Vitória” do programa “TVI News”, da TVI, na última terça-feira, 08/08, abriu os diálogos sobre a campanha “Agosto Dourado”, criada para incentivar a amamentação e a doação de leite materno. A primeira entrevista com esse tema foi com a enfermeira Duda Medeiros, especialista e consultora em amamentação.

 (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)




 

Medeiros falou sobre suas origens até chegar ao ofício que escolheu (enfermagem), inspirada principalmente na experiência de sua mãe, que começou a trabalhar no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, como agente de serviços gerais e, atualmente, é formada e atua como assistente social. Também lembrou do seu pai, conhecido como “Paulo Vovô”, que faleceu há exatamente um ano e que deixou muita saudade. Como boa itabunense, contou que morou nos bairros Santa Inês, Fátima e, mais recentemente, mora no bairro Monte Cristo; estudou no Centro de Integração Social (CISO) e também no Colégio da Polícia Militar (CPM).

 

Na enfermagem, Duda disse que teve a oportunidade de conhecer o ambiente da Maternidade Otaciana Pinto (antiga Maternidade Ester Gomes, também conhecida como “Maternidade da Mãe Pobre”).

 

Do carinho que observara dos profissionais para com sua avó, então paciente hospitalar, até chegar na Maternidade Otaciana Pinto com a perspectiva de seguir na profissão de enfermeira, surgiu a ideia de preencher uma lacuna de profissionais em Itabuna especializados na atenção às mamães e aos bebês no que se refere à importância da amamentação.

 

Medeiros contou que um dos problemas mais comuns da amamentação é a questão das dores que as mulheres sentem na hora de amamentar. Ela disse que essas dores não desaparecem completamente, mas que há técnicas que ajudam a amenizá-las; falou dos cuidados sobre procedimentos caseiros ou mesmo quando as mães lançam mão das famosas “simpatias”. “É preciso que a produção de leite materno não seja comprometida, para que o leite não empedre e para que a amamentação aconteça da melhor maneira possível”.

 

Para ela, uma das principais maneiras de ajudar as mamães no processo de amamentação é rodeá-las e aos bebês de muito carinho, o que ela chama de ‘rede de apoio’ às mães lactantes: carinho do companheiro, da família, dos amigos, de todos os que puderem acompanhá-la, especialmente nos primeiros meses de vida da criança. “A gente observa que, enquanto a mulher está grávida, as pessoas estão por perto, dão carinho, dão apoio e, depois que a criança nasce, as pessoas se afastam, como se o trabalho de cuidar da criança fosse única e exclusivamente da mãe, um estigma que precisa ser quebrado” disse ela.

 

Ao final da entrevista, Duda falou da importância de se ter uma profissional qualificada acompanhando a mãe nesse momento e deixou o seu número de telefone para contato (73) 9 9953 9045, assim como seu perfil no Instagram (@dudamedeiros.enf).  

 

A entrevista completa pode ser assistida no canal TVI News Brasil, no YouTube. O quadro "Gente de Vitória" vai ao ar todas as terças e quintas, das 11h às 11h55min, com apresentação de Vitória Santana e Eric Souza. Nesta quinta-feira, 10/08, o quadro continua reverberando a campanha “Agosto Lilás” (coibição e prevenção da violência contra a mulher), com uma entrevista com a advogada e ativista dos direitos da mulher Larissa Moitinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito