Cerca de 20 Guardas Civis do Município da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), participam hoje e amanhã, dias 9 e 10, no auditório do SICOOB, do 1º Nivelamento das Equipes da Ronda Maria da Penha. É uma capacitação contínua que faz parte do cronograma de ações em referência à campanha “Agosto Lilás” de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. O secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, ressaltou a importância desta capacitação neste mês, tendo em vista que se trata de um marco no enfrentamento da violência contra as mulheres.
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
“Trata-se de um momento de atualização de conhecimentos dos nossos GCMs. É muito importante realizar ações como esta, que ressaltam a importância da prevenção e também para capacitar os profissionais que atuam na área de segurança”, sintetizou. O coordenador do Núcleo Educacional da Guarda Civil Municipal, inspetor Valdir Francisco Santos, lembrou que o treinamento faz parte de uma iniciativa do comando da GCM, sob a responsabilidade do inspetor Inácio Pereira, e tem como foco ações continuadas de profissionalização dos guardas municipais.
“Ao todo serão dois meses de treinamento, dividido em 15 encontros com aulas teóricas e práticas”, explica Valdir Francisco Santos. Segundo ele, nesta quinta-feira, dia 9, haverá uma panfletagem na Praça Adami para orientar a população.
A coordenadora da Ronda Guardiã Maria da Penha da GCM, inspetora Núbia Oliveira, disse que a capacitação está sendo realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e os Núcleos de Educação e Promoção Social da Guarda Civil Municipal. “Nosso foco é levar o entendimento de que a violência não pode ser admitida e nem permitida em hipótese alguma”, lembrou a inspetora Núbia Oliveira.
Dentre os temas abordados no encontro: tipos de violência e Lei Maria da Penha, Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres e seus aparelhos, machismo estrutural, machismo tóxico e machismo institucional, entre outros. Em caso de denúncia, a população pode acionar a Patrulha Guardiã Maria da Penha pelo 153.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito