i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Uesc - Professores em destaque no ISAE-2023 na Estônia

A professora Dra. Selene S. C. Nogueira, do Departamento de Ciências Biológicas da Uesc e o professor Dr. Sérgio L. G. Nogueira-Filho, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação oral no evento internacional promovido pela International Society for Applied Ethology -ISAE-2023, que ocorreu em Tallinn, Estônia. O evento, realizado no mês de agosto, reuniu aproximadamente 300 participantes, dos quais 14 brasileiros divulgaram suas pesquisas sobre etologia aplicada em diversos sistemas de produção animal e para a conservação na natureza. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





O estudo apresentado pela professora Selene Nogueira, aborda “Play behavior as a positive welfare indicator for farmed paca (Cuniculus paca)” (Comportamento de brincadeira como indicador positivo de bem-estar para pacas (Cuniculus paca) criadas em cativeiro), é fruto de uma parceria com a Universidade de Bristol e a FZEA-USP e parte da tese de doutorado do discente Allison Lima junto ao PPGCA/Uesc.




O projeto referente a este estudo, foi aprovado e financiado pelo BBSRC do Reino Unido (BBSRC- Brazil Partnering Award-BB/R021112/1) quando a docente esteve como professora visitante na Universidade de Bristol-Inglaterra (2017-2018). O estudo apresentado na conferência, visou estabelecer práticas de bem-estar para pacas mantidas em cativeiro e validou métodos para identificar comportamentos positivos da espécie que traduzem seu estado afetivo durante determinada prática de criação e manejo. No evento, a docente apresentou que pacas quando estimuladas a brincar com a introdução de bolas no recinto, os animais aumentam comportamentos positivos ao seu bem-estar como os amigáveis, exploratórios e vocalizações com parâmetros acústicos que mostram o estado afetivo dos animais compatível com um ambiente com condições boas aos animais.

Os estudos da docente têm possibilitado o aumento do conhecimento sobre a biologia da espécie e em particular seu comportamento, bem como de outros mamíferos que estuda no Laboratório de Etologia Aplicada da Uesc. O estudo foi bem recebido pelos pares durante o evento, relata a docente, com perguntas e desdobramentos de parcerias para estudos futuros com pesquisadores de outras instituições internacionais. Na cerimônia de encerramento do evento, a espécie (Cuniculus paca) com que fez o estudo apresentado foi escolhida pela organização do evento como a mais carismática.

Por sua vez, o trabalho apresentado pelo Prof. Sérgio Nogueira-Filho, foi ‘Acoustic parameters of rock cavy’s (Kerodon rupestris) whistle as an indicator to evaluate anthropic impact on threatened habitats’ (Parâmetros acústicos do assobio de mocó (Kerodon rupestris) como indicador para avaliar impacto antrópico de habitat ameaçado). O estudo fez parte da Dissertação de Mestrado do discente Wesley Nunes de Almeida do PPG em Zoologia e é fruto de uma das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução IN-TREE. O IN-TREE é formado por pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz, UFBA, USP e outras instituições nacionais e internacionais. A apresentação do trabalho no ISAE 2023 trouxe grande repercussão. Além dos elogios e questionamentos, feitos após a apresentação, no intervalo o Prof. Sérgio Nogueira-Filho foi procurado por dois pesquisadores da Nigéria. Esses pesquisadores queriam saber mais detalhes sobre a metodologia usada para monitoramento do mocó na Caatinga para a aplicá-la no monitoramento de animais que habitam a savana africana – o que pode resultar em uma futura parceria entre a Uesc e a Federal University of Agriculture, Abeokuta, Ogun State, Nigeria.

A professora Silene destaca que a participação dos docentes no ISAE 2023 foi possível graças ao empenho da Reitoria da Uesc em fortalecer a internacionalização da Instituição através da participação de docentes dos Programas de Pós-Graduação em eventos desta natureza”. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito