i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Telediagnóstico em Cardiologia será implantado em 4 Unidades de Saúde de Itabuna



Em parceria com a Prefeitura de Itabuna, via Secretaria Municipal de Saúde, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), está implantando o serviço de Telediagnóstico em Cardiologia (Telecardiologia-ECG) em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nesta primeira etapa, estão recebendo os equipamentos as unidades Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), Calixto Midlej Filho (Nova Itabuna), Isolina Guimarães (Zildolândia), e Lavígnia Magalhães (Conceição). Paralelo à instalação dos equipamentos, a Sesab finalizou nesta quinta-feira, 28, o curso de capacitação das equipes de saúde das respectivas UBSs, visando habilitá-las à realização do procedimento.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



 Além de atender a demanda das referidas Unidades Básicas, os pacientes das 33 Unidades de Saúde e as de Saúde da Família, que integram os quatro módulos da Rede da Atenção Primaria à Saúde, também serão assistidos para realização do ECG. 

De acordo com a supervisora da Atenção Primaria à Saúde, enfermeira Jaimeire Pessoa, o objetivo da Sesab e da Secretaria Municipal de Saúde é que, a partir da implantação do serviço de Telediagnóstico em Cardiologia, haja redução nos custos em saúde, evitar-se longos deslocamentos de pacientes e profissionais, bem como o de promover o acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico, considerando as regiões mais distantes e vazios assistenciais no Estado.

“Os usuários do Sistema Único de Saúde serão beneficiados com laudos à distância, por meio do Programa Nacional de Telecardiologia e, por outro lado, será possível desenvolver ações de Tele-educação como dispositivo de educação permanente em saúde, formação, atualização e qualificação dos profissionais das equipes de saúde”, pontuou Jaimeire.

Ela informa ainda que, até o momento, os equipamentos já estão instalados em três unidades, restando apenas a conclusão da instalação na Unidade Básica Calixto Midlej. “Nós estamos agora só construindo um fluxo para que esse serviço, que só vem agregar, não acabe atrapalhando ou prejudicando a rotina, o fluxo das unidades. Então, provavelmente, a cada 15 dias as UBSs irão recolher todas as solicitações e realizar todos os elétrons, exceto aqueles que, claro, forem de urgência e que vai precisar ser feito de imediato”.

Jaimeire diz ainda que tais casos serão identificados pela equipe de saúde e por um médico da unidade. Neste aspecto, serão considerados critérios de urgência para a realização do eletrocardiograma os seguintes sintomas: arritmias cardíacas; dor torácica com suspeita de síndrome coronariana aguda ou dissecção de aorta; crise hipertensiva; insuficiência cardíaca descompensada; suspeita de tromboembolismo pulmonar; dispneia aguda; e pacientes com suspeita de falha em marca- passo artificial.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito