i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Câmara de Itabuna homenageou Albergue Bezerra de Menezes pelos 52 anos

Os 52 anos de fundação do Albergue Bezerra de Menezes mobilizou a Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna durante a Sessão Especial que reuniu, na tarde desta quinta-feira, dia 19, vereadores, representantes das secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social, além de diversas entidades assistenciais filantrópicas e da sociedade civil organizada. Presidindo a Sessão, o vereador Israel Cardoso (Agir), iniciou o ato fazendo um breve histórico da instituição que é mantida pelas Obras Assistenciais Bionor Rebouças Brandão, e que fora fundado em 10 de outubro de 1971, pelo idealismo do saudoso Bionor Rebouças Brandão.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





 O edil também ressaltou a imprescindibilidade do trabalho realizado pelo Albergue que, atualmente, atende 80 internos de Itabuna e diversos municípios do Sul e Sudoeste da Bahia. “Não há como não reconhecermos o quanto a existência do Albergue Bezerra de Menezes nestas mais de cinco décadas tem impactado no trabalho de assistência social aos mais vulneráveis e necessitados da nossa sociedade. Nestes 52 anos, foram assegurados para mais de 22 mil pessoas acometidas por diversas enfermidades acolhimento e tratamento digno”, pontuou Israel.

O vereador destacou ainda a gestão do ex-presidente da instituição, o ex-vereador César Brandão, que durante mais de três décadas deu continuidade ao trabalho do seu pai, mantendo como objetivo a caridade, sempre se preocupando com os mais necessitados, inclusive ampliando o acolhimento para pacientes com HIV e, às vezes, em fase terminal.



A atual diretora-presidente das Obras Assistenciais Bionor Rebouças, Isaura Brandão, ao agradecer a iniciativa da Câmara de promover pelo segundo ano consecutivo uma sessão Especial pelo aniversário do Albergue Bezerra de Menezes, expôs os desafios e as dificuldades enfrentadas para manter a Instituição em funcionamento. Ela citou como exemplo, a solução urgente que o Albergue precisa encontrar para os pacientes com doenças mentais que estão como internos naquela casa.




“Hoje, este é um dos entraves para que o Albergue seja reconhecido como Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI). Inclusive, nós já fomos notificados pelo Conselho Estadual de Assistência Social para que seja resolvida mais breve possível tal situação. Porém, nós não podemos simplesmente abrir nossos portões e mandar estes pacientes ir embora. Porque estamos tratando de vidas, de seres humanos”, argumentou Isaura.




Isaura também falou das tratativas que vêm sendo feitas junto ao governo municipal, principalmente junto as secretarias de Saúde e de Promoção Social, visando assegurar assistência médica psiquiátrica para estes pacientes, bem como para outras necessidades diárias do Albergue. “Apesar de todos os desafios, todos os dias acordamos com a fé e a certeza de Deus irá nos ajudar a vencê-los e o Albergue continuará desempenhando o seu papel de assistir dignamente todos que precisam de assistência”, finalizou. Durante a Sessão Especial, também falaram  a diretora e a psicóloga do Albergue Bezerra de Menezes, respectivamente, Michele Brandão e Doriléia Muniz. 



Representando a Secretaria de Saúde, a diretora da Alta e Média Complexidade, Roberta Fugêncio, e a Secretaria de Promoção Social, diretora financeira Ellen Prince, explanaram as ações que o Governo Municipal vêm desenvolvendo para atender as demandas do Albergue e de outras instituições assistenciais do município de Itabuna.




Integrando a mesa da Sessão Especial, também teve lugar de fala a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cátia Azevedo, bem como a coordenadora das Unidades de Atendimento em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Nayra Cruz, o representante da Academia Grapiúna de Letras, Paulo Lima, e a diretora-presidente do Abrigo São Francisco de Assis, Lourdes Dantas Andrade. Ao final da Sessão Especial, foi entregue à presidente do Albergue Bezerra de Menezes a Moção de Congratulações concedida pela Câmara Municipal a pedido do vereador Ricardo.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito