i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna lança campanha para recolhimento de materiais volumosos em locais inapropriados

A população que precisa descartar materiais como eletrodomésticos e móveis usados ou velhos deve fazer um agendamento para que sejam recolhidos pela Biosanear. A empresa, responsável pela coleta domiciliar de lixo em Itabuna, em conjunto com o Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo lançou uma campanha com este objetivo. A ação visa reduzir o descarte de matérias em pontos impróprios, dar destinação correta a esses resíduos e manter a cidade limpa. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



Além disso, frear o hábito negativo da comunidade em descartar geladeiras, fogões, sofás e móveis na porta de casa e dos vizinhos, esquinas e terrenos baldios.


O descarte de resíduos sólidos em locais inadequados tem efeitos nocivos a toda a sociedade, polui a cidade, é um vetor para transmissão de doenças e gera custos pesados para a  máquina pública. Segundo a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, os volumosos têm uma destinação diferente daquela do lixo orgânico.


“O caminhão que faz a coleta domiciliar do lixo orgânico diariamente não pode retirar estes materiais pesados. Para isso, seria preciso transporte e mão de obra específicos o que é muito custoso para o município e para o contribuinte, pois é quem paga esses serviços através dos impostos. Se gastarmos em limpeza urbana deixamos de investir em tapa-buracos”, afirmou Sônia Fontes.


A secretária Sônia Fontes deu como exemplo os canais, riachos, ribeirões e rios que  geralmente são locais onde as pessoas jogam  lixo e entulhos, o que torna a situação ainda mais caótica em períodos chuvosos, inclusive com extravasamento.


“A limpeza é feita e uma semana depois já está tudo cheio de lixo novamente. A população tem que colaborar com a limpeza da cidade,   porque não há como fazer limpeza todos os dias  nos 36 canais”, ponderou Sônia Fontes.


O agendamento para que o material seja retirado deve ser feito pelo telefone: (73) 99854 5780. O despejo de móveis e eletrodomésticos em vias  públicas pode  resultar no pagamento de uma multa de acordo com o Código de Posturas do Município.ular da SIURB falou que esses lixos resultantes de volumosos são caros e podem render recursos. Ela lembrou que Itabuna já tem um programa de coleta em vários pontos, mas que não é o tipo de lixo que as pessoas têm descartado. “Queremos melhorar o sistema de coleta e limpeza com o auxílio de um contato específico”, disse.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito