i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré- IV Festival de Cultura Quilombola de 17 a 20 de Novembro

Valorizando a cultura e identidade quilombola. O Conselho Quilombola de Itacaré realiza a quarta edição do Festival, entre os dias 17 a 20 de novembro no município de Itacaré. Ao longo dos quatro dias do Festival, haverá atividades como uma levada cultural, feira de economia solidária, exposição de fotografia, Conferência Livre de Promoção da Saúde Quilombola e rodas de conversa – tudo regado a muita música, capoeira e manifestações culturais, além da gastronomia ancestral. A programação completa pode ser acessada no @conqui.itacare no Instagram.  (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



No domingo (19), haverá a inauguração da Empresa de Turismo Étnico e Base Comunitária Quilombola de Itacaré, na praia da Coroinha. O feito é um marco para a comunidade quilombola que vê, no turismo étnico, umas das formas de sustentabilidade e geração de renda, além da valorização da cultura e identidade local, consequentemente.

Para Wellington Silva, do quilombo Santo Amaro e presidente no Conselho Quilombola de Itacaré, o Festival traz visibilidade para as comunidades de Itacaré, além de ser uma oportunidade para escoar os produtos feitos por coletivos locais, com o apoio da economia solidária.


“Minha expectativa é uma visibilidade maior para nós, para nossa comunidade, para que nossas raízes e ancestralidade não sejam esquecidas. O festival é uma oportunidade para chamar a atenção das autoridades sobre nossa existência. Nós existimos e estamos aqui!”, acrescenta a quilombola Monaliza Moreira.


O Festival tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Itacaré, o Cesol, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e o Ministério da Saúde. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), IF Baiano e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também estão apoiando o evento com ações pontuais.


Geração de renda e economia solidária

A quilombola Monaliza Moreira lembra da vasta produção das comunidades quilombolas, uma das formas de sustentabilidade e de resistência dos povos ancestrais. “Nossos quilombos são muito ricos, tanto no que se refere aos frutos que plantamos e colhemos para vender e sustentar nossas famílias, quanto ao pescado que podemos pescar e fazer… e isso gera renda em nossas comunidades”, destacou.


Para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, contribuir para o fortalecimento das comunidades tradicionais é um dos objetivos da gestão, pois entende a importância desse povo para a cultura, tradição e até mesmo pro turismo do município. 


Para o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, o IV Festival da Cultura Quilombola de Itacaré reafirma a identidade dos povos ancestrais e consolida o trabalho de economia solidária desenvolvido na região.


Serviço

O que: IV Festival da Cultura Quilombola de Itacaré

Quando: 17 a 20 de novembro de 2023

Onde: Itacaré-BA

Quanto: gratuito e aberto à população


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito