i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itabuna cria Sala de Situação com Estratégias de Combate à Dengue

A Prefeitura de Itabuna está atenta à prevenção dos casos de dengue na cidade. Para ampliar o combate às arboviroses, a Vigilância em Saúde criou uma Sala de Situação com Estratégias de Combate, na segunda-feira, dia 26,  que  prevê um  conjunto de ações que vão desde o  combate a focos ao fluxo de atendimento. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que foram criadas estratégias, caso os números cresçam.  Atualmente, há o registro de apenas 18 casos de arboviroses na cidade, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses disponível no site do Ministério da Saúde.             (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



Os mutirões nos bairros e escolas com ações educativas, que já ocorrem toda semana, serão intensificados.  “Os agentes estão atendendo denúncias, fazendo tratamento das áreas de foco, mas a população precisa ter consciência e evitar água parada em reservatórios de água no interior das residências e redobrar cuidados” alertou Maristella.


O fluxo de atendimento será em postos de saúde, hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas). Itabuna está com 1,5% de casos confirmados de dengue, de acordo o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti LIRAa.


A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde explica que em situações de análise clínica favorável à arbovirose, o exame é feito no laboratório Gil Nunesmaia, na Rua Rui Barbosa. Em seguida, o diagnóstico será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador.   “Se o resultado for positivo, o paciente será acompanhado pelo Departamento de Vigilância em Saúde.


A coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro, ressaltou que mesmo em situação de baixo risco, os trabalhos para contenção das larvas do mosquito não param. Na sexta-feira, 1º de março, às 8 horas, será realizado o mutirão no Monte Cristo, com concentração na Base Comunitária da Polícia Militar.   

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito