i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Secretários da Prefeitura inspeciona Centro Comercial de Itabuna visando obras e serviços de melhorias

“Hoje viemos fazer uma leitura de campo para analisar o que pode ser feito de  melhorias no Centro Comercial de Itabuna, o que inclui limpeza, ordenamento do trânsito, segurança, vigilância sanitária e comercialização de alimentos, além de  infraestrutura asfáltica”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, dia 15, pelo secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, durante visita inspeção na central de distribuição de produtos hortigranjeiros, com a participação dos secretários municipais Sônia Fontes, da Infraestrutura e Urbanismo,

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



Moacir Smith Lima, da Agricultura e Meio Ambiente, e Mauro Ribeiro, da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, além de diretores de departamentos da Saúde e da Coordenadoria da Defesa Civil.  Os secretários andaram pelo interior dos boxes e das barracas de alimentos tendo identificado, inclusive, diversos pontos de descarte incorreto de produtos inapropriados ao consumo humano. Também percorreram os locais de venda de carnes e cereais. “A reclamação maior é a falta de limpeza. Comerciantes de fora trazem dejetos e dispensam aqui, o que causa insalubridade. Todas as secretarias vão cumprir a função que lhes cabe. Não vamos multar ninguém. Mas, se necessário, vamos fazer cumprir a Lei”, disse Lázaro Alcântara Pellegrini, diretor da Limpeza Pública.




 
“O prefeito Augusto Castro está preocupado com as diversas áreas da cidade, por isso, após essa varredura geral, será feita uma intervenção coletiva aqui. Mas antes disso,  vamos nos reunir com os trabalhadores, para uma reunião de planejamento e marcar as intervenções”,  informou Rosivaldo Pinheiro. Durante a visita, os secretários conversaram com feirantes sobre como melhorar o diálogo para a elaboração de projetos de melhoria da central de hortigranjeiros. A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, por exemplo, afirmou que é necessário um projeto integral de requalificação.




 

“Como ocorre na feira livre do São Caetano e brevemente vai começar no Califórnia, com o apoio do Governo do Estado, a comunidade pode requerer mais investimentos no Centro Comercial. É desejo do prefeito Augusto Castro que também possamos buscar recursos para esse centro distribuidor tão importante”, disse Sônia Fontes.

 

O açougueiro Bruno Alexandre Teixeira reivindicou melhorias às autoridades. Ele disse que a feira sofre com problemas de infraestrutura, higiene e iluminação precárias. “Essa visita nos enche de esperança, pois, nenhum governo esteve aqui com a intenção de resolver o problema do Centro Comercial. A gente tem de acreditar que agora haja uma solução”, declarou.

 

Outro ponto de crítica é quanto à infraestrutura do Mercado de Carnes. A estrutura está desgastada e alimentos armazenados de forma irregular. Quanto a isso, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Yeda Lomi, disse que o momento é de diálogo com os comerciantes para mudar essa grave realidade. “Falta a parte frigorífica, mas vamos atuar imediatamente nessa área”, falou.

 

Já o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Mauro Ribeiro, disse que é necessário montar o Plano de Ação para requalificar a área. Ele também falou que as pessoas reclamam que muitos comerciantes jogam o lixo fora das conchas ou descartam em horário diferente da coleta. “Vamos lutar para o Centro Comercial se tornar mais limpo e atrativo”, frisou.

 

“Esse descarte é ruim para saúde dos consumidores, feirantes e para o meio ambiente. O que ocorre aqui é um crime sanitário que vamos reverter através de cursos e palestras para os comerciantes e com a intensificação da limpeza pública”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito