i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Universidade baiana participa de concurso mundial de urbanismo


É possível integrar ambientes urbanos de modo sustentável e esse é um dos objetivos do concurso internacional Students Reinventing Cities (Estudantes Reinventando Cidades) 2024, promovido pela rede C40. A competição busca possibilitar um compartilhamento de ideias, visões e projetos inovadores para a transformação de áreas urbanas selecionadas em bairros verdes, prósperos e sustentáveis.  Na Bahia, a Universidade Salvador (UNIFACS) é uma das instituições de ensino superior escolhidas para representar a capital baiana no concurso, 

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)




que irá englobar 17 cidades de diferentes países, que representarão locais estratégicos a serem transformados, como Lisboa, Los Angeles, Barcelona, Buenos Aires, Londres, Joanesburgo e, representando o Brasil, Salvador e Curitiba.  


Professora e coordenadora de Grande Área dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo & Design da UNIFACS, Paula Berton explica que a universidade vai participar da competição por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes e recém-formados da UNIFACS. “A equipe será formada por alunos de Arquitetura e Urbanismo, mas vamos abrir vagas, também, para estudantes de Engenharia e de outros cursos que possam contribuir, de alguma forma, com o projeto, e para estudantes que tenham se formado há pouco tempo pela instituição”, explica. 


Cidade Baixa 


Em Salvador, a área escolhida pela Prefeitura, através do Escritório de Cooperação Internacional, para fazer parte do projeto será o bairro do Pilar, localizado na Cidade Baixa. O objetivo será criar um projeto de área verde, integrado às edificações pré-existentes e que possibilite um desenvolvimento sustentável da região.  


Para professora Paula Berton, a participação no concurso, que possui escala mundial, será uma experiência única. “Essa é uma grande visibilidade para a instituição, professores e alunos, porque há envolvimento de um órgão sério, uma campanha visionária, pensando no futuro do planeta, e de caráter mundial”, opina a docente da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima.  


Dinâmica 


As equipes de Salvador podem se inscrever até o dia 5 de abril de 2024. Os projetos serão submetidos até junho e a previsão é de que os vencedores sejam divulgados entre os meses de agosto e setembro. Cada equipe deverá ser formada por pelo menos dois estudantes, com idades de até 28 anos. Os membros da equipe participarão de orientações e workshops oferecidos pela C40, que servirão, também, de guia para a elaboração de propostas urbanísticos sustentáveis.  


Os projetos inscritos deverão contemplar pontos como: alinhamento ao Plano de Ação Climático local, benefícios ambientais, benefícios sociais para as comunidades locais e a viabilidade, levando em conta o financiamento disponível, os requisitos técnicos e os cronogramas de implementação locais.  


As equipes vencedoras receberão cobertura midiática em campanhas de comunicação locais e globais, certificado assinado pela Prefeitura de sua cidade e pelo Diretor Executivo do C40, participação em um vídeo patrocinado pela C40 em celebração aos vencedores e a oportunidade de apresentar o seu projeto a líderes empresariais, autoridades municipais e/ou organizações climáticas.  


Para a professora, o convite para participar do evento reforça a posição da UNIFACS como uma instituição de visibilidade. “A UNIFACS é uma instituição que possui nome e história e, por isso, recebeu logo de início o convite para participar do evento e isso reforça também o nosso posicionamento e compromisso com as questões ambientais e sociais”, finaliza a Paula Berton.

Sobre a UNIFACS  


Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. 


Sobre a Ânima Educação


Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 


Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito