i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Universidade baiana participa de concurso mundial de urbanismo


É possível integrar ambientes urbanos de modo sustentável e esse é um dos objetivos do concurso internacional Students Reinventing Cities (Estudantes Reinventando Cidades) 2024, promovido pela rede C40. A competição busca possibilitar um compartilhamento de ideias, visões e projetos inovadores para a transformação de áreas urbanas selecionadas em bairros verdes, prósperos e sustentáveis.  Na Bahia, a Universidade Salvador (UNIFACS) é uma das instituições de ensino superior escolhidas para representar a capital baiana no concurso, 

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)




que irá englobar 17 cidades de diferentes países, que representarão locais estratégicos a serem transformados, como Lisboa, Los Angeles, Barcelona, Buenos Aires, Londres, Joanesburgo e, representando o Brasil, Salvador e Curitiba.  


Professora e coordenadora de Grande Área dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo & Design da UNIFACS, Paula Berton explica que a universidade vai participar da competição por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes e recém-formados da UNIFACS. “A equipe será formada por alunos de Arquitetura e Urbanismo, mas vamos abrir vagas, também, para estudantes de Engenharia e de outros cursos que possam contribuir, de alguma forma, com o projeto, e para estudantes que tenham se formado há pouco tempo pela instituição”, explica. 


Cidade Baixa 


Em Salvador, a área escolhida pela Prefeitura, através do Escritório de Cooperação Internacional, para fazer parte do projeto será o bairro do Pilar, localizado na Cidade Baixa. O objetivo será criar um projeto de área verde, integrado às edificações pré-existentes e que possibilite um desenvolvimento sustentável da região.  


Para professora Paula Berton, a participação no concurso, que possui escala mundial, será uma experiência única. “Essa é uma grande visibilidade para a instituição, professores e alunos, porque há envolvimento de um órgão sério, uma campanha visionária, pensando no futuro do planeta, e de caráter mundial”, opina a docente da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima.  


Dinâmica 


As equipes de Salvador podem se inscrever até o dia 5 de abril de 2024. Os projetos serão submetidos até junho e a previsão é de que os vencedores sejam divulgados entre os meses de agosto e setembro. Cada equipe deverá ser formada por pelo menos dois estudantes, com idades de até 28 anos. Os membros da equipe participarão de orientações e workshops oferecidos pela C40, que servirão, também, de guia para a elaboração de propostas urbanísticos sustentáveis.  


Os projetos inscritos deverão contemplar pontos como: alinhamento ao Plano de Ação Climático local, benefícios ambientais, benefícios sociais para as comunidades locais e a viabilidade, levando em conta o financiamento disponível, os requisitos técnicos e os cronogramas de implementação locais.  


As equipes vencedoras receberão cobertura midiática em campanhas de comunicação locais e globais, certificado assinado pela Prefeitura de sua cidade e pelo Diretor Executivo do C40, participação em um vídeo patrocinado pela C40 em celebração aos vencedores e a oportunidade de apresentar o seu projeto a líderes empresariais, autoridades municipais e/ou organizações climáticas.  


Para a professora, o convite para participar do evento reforça a posição da UNIFACS como uma instituição de visibilidade. “A UNIFACS é uma instituição que possui nome e história e, por isso, recebeu logo de início o convite para participar do evento e isso reforça também o nosso posicionamento e compromisso com as questões ambientais e sociais”, finaliza a Paula Berton.

Sobre a UNIFACS  


Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. 


Sobre a Ânima Educação


Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 


Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito