i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Sessão Especial em homenagem aos 25 anos do Conselho Municipal do Idoso em Itabuna


As comemorações pelos 25 anos de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) foram marcadas por uma Sessão Especial promovida pela Câmara de Vereadores de Itabuna, na última terça-feira, dia 28. Solicitada pelo vereador Israel Cardoso (PMN), a sessão contou com a presença do vereador Luizinho da Saúde, da secretária municipal de Promoção Social (SEMPS), Luciana Seara, de representantes de outros conselhos municipais, bem como de instituições e órgãos públicos que atuam junto à pessoas idosas.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



O início do ato solene aconteceu com a apresentação do Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), que arrancou aplausos de todos que estavam presentes no Plenário Vereador Raimundo Lima. Em seguida, o vereador Israel Cardoso declarou aberta a Sessão Especial em Homenagem aos 25 anos do CMDPI, enfatizando os relevantes serviços prestados à sociedade itabunense na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.



“Para nós do Poder Legislativo é motivo de honra promovermos esta sessão evidenciando os 25 anos da lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Muito nos alegra constatarmos que em mais de duas décadas e meia este órgão tem feito a diferença na defesa da pessoa idosa itabunense que, em muitas vezes, são desrespeitados, violados e negligenciados. Portanto, parabenizarmos a todos que neste 25 anos têm atuado na consolidação deste Conselho”, afirmou Israel Cardoso.




Já a presidente do CMDPI, Kátia Guedes de Azevedo, agradeceu a iniciativa da Câmara de Vereadores de promover a Sessão Especial em homenagem ao órgão e destacou a presença na mesa do ex-vereador João de Souza Pithon, que foi o autor e relator da Lei Municipal que criou o CMDPI. Ela enfatizou o trabalho desenvolvido pelo colegiado, cujo foco está na defesa dos direitos e no acompanhamento da execução das políticas públicas voltadas às pessoas idosas.

“O Conselho da Pessoa Idosa é um órgão atuante e vem priorizando em suas ações no acompanhamento dos processos que envolve a defesa e às garantias dos direitos dos idosos junto aos órgãos de segurança, bem como junto ao Ministério Público e o Poder Judiciário. Além disso, temos atuado na divulgação do Estatuto do Idoso participando de diversas ações promovidas pelas secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social, que são órgãos parceiros do Conselho”, ressaltou Kátia Azevedo.




O vereador Luiz agradeceu o trabalho realizado por todos os representantes das instituições, que atuam no acolhimento de pessoas idosas em longa permanência, e por dirigentes do Conselho da Pessoa Idosa. “Sabemos que temos muito a fazer para avançarmos na garantia dos direitos da pessoa idosa, principalmente no acesso à serviços essenciais nas área de saúde e assistência social. Pois cuidar do idoso é preservarmos a nossa própria história”, disse.

Encerrando o momento de fala, a secretária municipal de Promoção Social, Luciana Seara falou dos desafios enfrentados pela SEMPS para assegurar a assistência e garantir os direitos dos idosos. Ela destacou também o papel de todas as instituições e as ações implementadas pelo governo municipal, voltadas para a assistência e promoção social da pessoa idosa. “Mesmo estando hoje como titular da Secretaria de Promoção Social, quero aqui reafirmar meu compromisso como Assistente Social, como cidadã e funcionária pública de continuar lutando junto com todos vocês para assegurarmos aos nossos idosos os seus direitos e uma melhor qualidade de vida”, concluiu a secretária.

Também tiveram momentos de fala, durante a Sessão Especial, o presidente da subseção da OAB Itabuna, o advogado Rui Carlos, a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Graça Valadares, além das representantes do Albergue Bezerra de Menezes e do Abrigo São Francisco de Assis, respectivamente Michele Brandão e Lourdes Dantas. Já o ex-vereador João de Souza Pithon falou de sua alegria de retornar ao plenário da Câmara para comemorar o aniversário de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encerramento da Sessão Especial aconteceu com uma série de homenagens e a apresentação dos alunos da Oficina de Música do Lar Fabiano de Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito