No último dia 2 de setembro, candidatas e candidatos ao executivo municipal de todo o Litoral Sul da Bahia, embora adversários nas próximas eleições, se reuniram no auditório Paulo Souto, da UESC, para discutir e promover o desenvolvimento sustentável da região. O II Encontro Litoral Sul Mais Sustentável, organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, pelo Fórum Sul da Bahia Global e com o apoio do Sebrae, proporcionou este importante momento de diálogo e colaboração. Na ocasião, 22 candidatos e candidatas de 15 municípios assinaram uma carta-compromisso elaborada por
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
organizações da sociedade civil, contendo propostas concretas para o desenvolvimento territorial sustentável. Essas propostas foram definidas com base em indicadores locais e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Ao firmar o documento, os(as) prefeituráveis reafirmaram seu compromisso com o futuro da região, dando um passo decisivo rumo à implementação de ações eficazes que promovam o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.
A construção coletiva do desenvolvimento territorial é uma das principais missões do Fórum Sul da Bahia Global. “Em conjunto com lideranças e representantes da iniciativa pública, iniciativa privada, sociedade civil organizada e setor de ciência, tecnologia e inovação, criamos o Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) e definimos que os eixos prioritários são a educação, a infraestrutura, o desenvolvimento econômico, o meio ambiente e paisagem, e a governança”, ressaltou Socorro Mendonça, representante do Fórum e diretora do Instituto Nossa Ilhéus.
Ao abrir o encontro, o reitor da UESC, Alessandro Fernandes, reforçou a necessidade de se manter o respeito à democracia no período de campanha. “Podemos divergir sobre o pensar e o fazer política, mas quem se candidata a um cargo público eletivo tem a obrigação de ser um exemplo para a sociedade. Viver em democracia não é viver sem conflitos, mas é resolvê-los de forma harmoniosa”, destacou.
A programação incluiu duas palestras. A primeira delas foi ministrada por Grazielle Carvalho, professora e doutora em geografia que desenvolveu uma metodologia para promover a gestão democrática das cidades. Em seguida, o prefeito em segundo mandato da cidade de Indiaroba, em Sergipe, Adinaldo do Nascimento, apresentou o caso de sucesso de sua gestão focada em políticas sociais e distribuição de renda, como o Banco Popular de Indiaroba e o Programa Alimenta Indiaroba.
A cerimônia de assinaturas contou com representantes das cidades de Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Jussari, Maraú, Pau Brasil, São José da Vitória, Ubaitaba e Uruçuca.
Mariana Sales, Secretária Executiva da ADR, destacou o papel fundamental da Agência na promoção do desenvolvimento sustentável e integrado da região. “Estaremos à disposição para receber os candidatos e candidatas que forem eleitos. Temos capacidade para apoiar na construção e execução de iniciativas que possam responder às demandas sociais. Nosso escopo de atuação inclui o fortalecimento do desenvolvimento sustentável do território”, finalizou.
Confira abaixo a lista dos candidatos e candidatas que assinaram a carta-compromisso:
Floresta Azul - Daniela Laranjeira
Barro Preto - Jucari da Saúde
Barro Preto - Itamaria
Uruçuca - Magnolia Barreto
Ubaitaba - Bêda
São José da Vitória - Professor Rodson
Pau Brasil - Robson Venâncio
Maraú - Cida Félix
Jussari - Amaral
Itacaré - Nego de Saronga
Canavieiras - Diego de Maé
Itabuna - Professora Cleonice Monteiro
Itabuna - Pancadinha
Itabuna - Isaac Nery
Itabuna - Augusto Castro
Ilhéus - Valderico Júnior
Ilhéus - Coronel Resende
Ilhéus - Bento Lima
Ilhéus - Adélia Pinheiro
Coaraci - Miltinho do Axé
Camacã - Paulo do Gás
Buerarema - Diego Gonzaga
Para assistir à cerimônia completa do II Encontro Litoral Sul Mais Sustentável, acesse https://www.youtube.com/watch?
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito