A montagem dos reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade foi concluída ontem, dia 15, com a instalação do segundo e último tanque do projeto pela empresa contratada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), para a execução das obras e serviços. Instalado no Loteamento Jardim Cordier, no Bairro Novo Jaçanã, o segundo reservatório conta com capacidade para armazenar 5 milhões de litros d’água. Vai atender todos os bairros da zona sul de Itabuna. (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
De acordo com o engenheiro João Vicente Nonato, responsável pela implantação dos tanques, ocorreu um pequeno atraso na montagem do último reservatório em função da execução do próprio projeto e das chuvas.
“O segundo tanque atrasou por causa das chuvas e do próprio projeto. Instalamos 74 longarinas para formar o teto, utilizamos um moque articulado para centralizar as peças dentro da engenharia de acordo ao projeto e montar peça por peça, o que demandou mais tempo”, explicou Nonato.
O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Raymundo Mendes Filho, comemorou a conclusão da montagem do reservatório de 5 milhões. Ele comunicou ao prefeito Augusto Castro (PSD) mais uma fase vencida do Mais Água.
“Falta muito pouco para o prefeito Augusto Castro entregar à população o novo sistema de abastecimento de água da cidade. Fiquei muito feliz em dar a notícia de que foi finalizada a montagem do segundo tanque do Mais Água”, afirmou.
“O reservatório do Novo Lomanto já está com as conexões entroncadas enquanto o de 3 milhões de litros, no Novo Jaçanã, falta interligar com a rede de distribuição”, disse Raymundo Mendes.
REDE DE DISTRIBUIÇÃO
A implantação da rede de distribuição que será acoplada ao reservatório de 5 milhões de litros de água, já está com os serviços bem avançados, a previsão é que nas próximas duas semanas seja interconectada ao tanque.
“Praticamente finalizamos a rede adutora que vai conduzir a água da Estação de Tratamento (ETA), no São Lourenço, para os dois reservatórios. Agora, estamos implantando a rede de distribuição de 300 milímetros que conecta o tanque do Novo Jaçanã e leva água aos bairros da zona sul de Itabuna dando fim ao abastecimento intermitente pelo sistema de manobras”, afirmou o gerente-técnico da EMASA João Bitencourt.
O Projeto Mais Água para a Cidade é fruto da parceria da Prefeitura de Itabuna com o Governo do Estado e executado pela a EMASA. A previsão de conclusão de todo o projeto é para o fim deste ano para atender mais de 140 mil pessoas nos bairros das zonas sul, leste e oeste de Itabuna.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito