i

i

.

.

Câm

Câm

Itac

Itac

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Alunos de enfermagem da UESC realizam no Hospital de Base oficina para acompanhantes

 

Promovida por estudantes do 5º período de graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em parceria com o “Projeto de Extensão Gestão do Cuidar em Saúde”, 

a ação aconteceu no corredor da unidade hospitalar. Foram orientadoras as Acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram de uma oficina sobre cuidados básicos para pacientes na terça-feira, dia 19.

enfermeiras e professoras da disciplina “Enfermagem Perioperatória”, Paula Soriano, Rejane Barreto e Rosário Barreto.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)







Os estudantes se dividiram em equipes e abordaram temas variados como alimentação via sonda, funcionamento correto do cateter vesical, manejo seguro de medicamentos, prevenção de lesão por pressão, cuidados com estomas e curativos. Segundo Paula Soriano, o objetivo foi sensibilizar os acompanhantes quanto aos cuidados básicos, visando garantir a eficácia do tratamento e a melhora do paciente durante a internação e após receber alta.





“A oficina é de suma importância para que os acompanhantes aprendam a realizar procedimentos que são necessários e de forma correta nos pacientes”, declarou.     


Esta foi a segunda vez que a oficina foi realizada na unidade hospitalar, com grande adesão do público-alvo.


Fábio Conceição, que é de São João do Paraíso e está acompanhando o filho que fez cirurgia de apendicite, disse que a oficina ajudou a esclarecer muitas dúvidas. “Foi muito bom. Aprendi dicas de como usar a bolsa de colostomia e os cuidados com a pele do paciente”, falou.


A estudante de enfermagem Mikelle Oliveira disse que foi um momento enriquecedor. “Estamos levando conhecimento para os acompanhantes, eles podem aprender um pouco mais e a gente também aprende sobre as dificuldades que têm”, declarou.


Henrique Rosa de Jesus, que faz evangelização no hospital, também participou aprovou a ação. “Achei muito importante, tanto para os acompanhantes quanto para os estudantes que precisam pôr em prática o conhecimento”, elogiou.


A oficina contou com o apoio das empresas A Fórmula, com a doação de papainas, que foram distribuídas para os pacientes com feridas, e A Paulistinha que fez a doação de um colchão pneumático para ser sorteado entre pacientes acamados, além da  distribuição de brindes.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito