a ação aconteceu no corredor da unidade hospitalar. Foram orientadoras as Acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram de uma oficina sobre cuidados básicos para pacientes na terça-feira, dia 19.
enfermeiras e professoras da disciplina “Enfermagem Perioperatória”, Paula Soriano, Rejane Barreto e Rosário Barreto.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
Os estudantes se dividiram em equipes e abordaram temas variados como alimentação via sonda, funcionamento correto do cateter vesical, manejo seguro de medicamentos, prevenção de lesão por pressão, cuidados com estomas e curativos. Segundo Paula Soriano, o objetivo foi sensibilizar os acompanhantes quanto aos cuidados básicos, visando garantir a eficácia do tratamento e a melhora do paciente durante a internação e após receber alta.
“A oficina é de suma importância para que os acompanhantes aprendam a realizar procedimentos que são necessários e de forma correta nos pacientes”, declarou.
Esta foi a segunda vez que a oficina foi realizada na unidade hospitalar, com grande adesão do público-alvo.
Fábio Conceição, que é de São João do Paraíso e está acompanhando o filho que fez cirurgia de apendicite, disse que a oficina ajudou a esclarecer muitas dúvidas. “Foi muito bom. Aprendi dicas de como usar a bolsa de colostomia e os cuidados com a pele do paciente”, falou.
A estudante de enfermagem Mikelle Oliveira disse que foi um momento enriquecedor. “Estamos levando conhecimento para os acompanhantes, eles podem aprender um pouco mais e a gente também aprende sobre as dificuldades que têm”, declarou.
Henrique Rosa de Jesus, que faz evangelização no hospital, também participou aprovou a ação. “Achei muito importante, tanto para os acompanhantes quanto para os estudantes que precisam pôr em prática o conhecimento”, elogiou.
A oficina contou com o apoio das empresas A Fórmula, com a doação de papainas, que foram distribuídas para os pacientes com feridas, e A Paulistinha que fez a doação de um colchão pneumático para ser sorteado entre pacientes acamados, além da distribuição de brindes.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito