Nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 8 horas, a Unidade de Saúde Simão Fiterman, no São Pedro, vai realizar atendimentos médicos e rodas de conversa com moradores da comunidade sobre o diabetes. O Dia D do Novembro Azul busca alcançar especialmente os homens que também necessitam fazer o rastreamento do câncer de próstata, um dos objetivos da campanha. Entre os serviços que serão oferecidos estão: medição de glicemia para detectar o diabetes e aferição da pressão arterial. Também serão oferecidas vacinação de rotina para adultos. Entre elas, contra Covid-19, Tétano, Hepatite, e Febre Amarela.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
“O paciente que for diagnosticado com a doença será encaminhado para exames dos pés, órgão afetado pelo diabetes, e atendimento odontológico”, afirmou a enfermeira, Tercília Sousa, apoiadora do serviço do Módulo 4 da Secretaria Municipal de Saúde.
Já o rastreamento do câncer de próstata será através de exame de PSA, uma enzima produzida pelas células da próstata, cujo aumento da concentração pode indicar alterações no órgão.
“O exame poderá ser feito aqui mesmo na unidade. Se o paciente já vier com o resultado do exame mostrando alteração da próstata, será encaminhado para o médico urologista”, explicou Tercilia.
A Apoiadora do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (NUGTES), Bárbara Orsine, ressaltou que o momento é para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde.
“É importante quebrar muros causados pelo preconceito. É preciso diagnosticar a doença o quanto antes para aumentar o sucesso do tratamento”, falou. Ela lembrou que o público masculino é o que menos procura as unidades.
“Estamos tentando resgatar o protagonismo do homem para os cuidados com a saúde”, frisou. As ações vão ocorrer em todas as unidades do Módulo 4. O próximo Dia D será na Unidade Lavínia Magalhães,no Bairro da Conceição.
A campanha Novembro Azul integra as ações desde o início da gestão do prefeito reeleito Augusto Castro (PSD), que da apoio irrestrito ao 20 Mutirão do Diabetes, realizado no sábado, dia 9, na Praça Rio Cachoeira, evento que se consolida como exemplo para o Brasil e o mundo.
Neste mês, a Prefeitura de Itabuna deu suporte aos mais de mil atendimentos em ação conjunta da Atenção Primária e Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, ONG Unidos pelo Diabetes e o Hospital Beira Rio (HBR).
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito