No último final de semana, Itacaré, no Sul da Bahia, reafirmou sua posição como um dos principais destinos do turismo esportivo no Brasil ao sediar o evento Bota Pra Correr (BPC), promovido pela Olympikus. O evento reuniu mais de 850 atletas e cerca de 1000 acompanhantes, reforçando a proposta do Bota Pra Correr como uma plataforma de promoção de destinos turísticos e celebrando o esporte como uma ferramenta de conexão entre pessoas, culturas e paisagens deslumbrantes, consolidando o título da cidade como um Destino Completo. (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
“Um importante evento para o Brasil, com a oportunidade de ser o primeiro que aconteceu em Itacaré e consequentemente na Bahia, um evento que envolveu, em inscrições, 25 estados do Brasil, além de atletas estrangeiros e trouxe para a cidade, muitos visitantes que não conheciam o nosso destino. Com certeza teremos no pós evento, uma promoção espontânea de mídia incalculável, muitos dos atletas já sinalizaram retornar para Itacaré em outras oportunidades, gerando um fortalecimento na economia e geração de mais trabalho e renda. Então, foi um sucesso total esse evento de muita organização. Nós só temos a agradecer a parceria com a ICONS e a Olympikus.”
Grandes nomes do atletismo brasileiro marcaram presença no evento, incluindo Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico e único brasileiro a receber a medalha Barão Pierre de Coubertin; Jéssica Ladeira, tricampeã brasileira de cross-country; e Giovani dos Santos, hexacampeão da Volta Internacional da Pampulha. Esses atletas destacaram a importância do evento para o esporte e o estado da Bahia.
“Estou muito feliz e grata por estar aqui, incentivando os baianos a praticar esporte. Que o Bota Pra Correr sirva de exemplo para o crescimento do esporte na cidade, inspirando crianças, jovens e adolescentes. O esporte é fundamental para a vida social de todos.” – Jéssica Ladeira, atleta oficial da Olympikus.
Giovani dos Santos elogiou a hospitalidade local:“Este evento proporciona momentos únicos, em que conhecemos novas pessoas e vivemos experiências incríveis. A recepção do povo de Itacaré e da Bahia é maravilhosa. Gratidão a todos.” Já Vanderlei Cordeiro de Lima destacou o impacto cultural e turístico do evento: “O Bota Pra Correr é mais que uma competição; é também um atrativo turístico para a região. Estou muito feliz de fazer parte desta história e ver o crescimento do esporte no Brasil. Obrigado, Itacaré, obrigado, Bahia.”
Valéria Ferreira, atleta do Rio de Janeiro, também realizou um grande sonho ao participar do evento. Apaixonada pela Bahia, ela descreveu a emoção de correr em meio à beleza natural da Mata Atlântica e destacou a vibe acolhedora da comunidade de corredores. “Desde 2019, quando a Olympikus lançou esse projeto, eu sonhava em participar, e este ano consegui. Foi uma prova desafiadora de 21 km, mas inesquecível. Agradeço a Deus por essa oportunidade. Sou carioca, mas minha alma é baiana. Amo o Bota Pra Correr, amo Itacaré.”
Segurança e organização: um evento sem incidentes. A segurança foi um dos pontos altos do evento, garantindo tranquilidade para os participantes e visitantes. O Major PMT Telmo Carvalho, comandante da 72ª CPM de Itacaré, ressaltou a excelência na condução do BCP: “Evento sem nenhum incidente. Isso dá crédito à nossa bela região e à nossa instituição. Também queremos agradecer à Olympikus pela organização. Essa parceria foi fundamental para que o evento acontecesse de forma tão extraordinária.” *Um evento integrado com a natureza e a sustentabilidade* O evento contou com provas de asfalto e trilha, com percursos de 10 km, 16 km e 21 km, nas categorias masculina, feminina, master e PCD. A sustentabilidade foi um dos pilares, com o uso de copos reutilizáveis de silicone e um rigoroso cuidado com a reciclagem do lixo, como destacou Tiago Caldas, do restaurante Itacarezinho, local da prova:“Foi muito interessante ver como o evento trabalhou com materiais recicláveis, contratou a Associação Vitória, e os copos de silicone foram um diferencial. Espero que outros eventos assim aconteçam aqui.” O evento movimentou o comércio, que aderiu à programação com promoções associadas ao Selo BPC Olympikus. Hospedagens, restaurantes e lojas ficaram lotadas, consolidando o impacto positivo para a economia local.Um fim de semana cheio de experiências e integração*O evento foi dividido em três momentos: o primeiro dia começou com a entrega de kits no Hotel Aldeia do Mar, na praia da Concha, onde foi montada a Vila BPC Olympikus, oferecendo palestras, vivências e apresentações. O segundo dia aconteceu com a corrida, com largada às 5h30 e término por volta das 8h30 na praia de Itacarezinho. O encerramento aconteceu na praia do Pontal, com um pôr do sol inesquecível e uma decoração temática que refletia o espírito do evento em uma celebração com a participação de todos.
*Gestão integrada e legado para Itacaré*
O sucesso do evento foi resultado de um trabalho conjunto, articulado pela Prefeitura de Itacaré, sob a liderança do prefeito Antônio de Anízio, representada por Marcos Souza, secretário de Turismo, diversas secretarias municipais estiveram envolvidas, como Esportes, Administração, Finanças, Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Transporte e Trânsito, além de importantes parceiros como o Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Seinfra Ba, SIT, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros Militares, Marinha do Brasil, Comtur
Criado em 2019, o Bota Pra Correr já passou por destinos icônicos como Jalapão, Pantanal, Alter do Chão e Chapada dos Veadeiros. Este ano, Itacaré se tornou a única cidade baiana a receber o evento, consolidando-se como referência nacional em turismo esportivo.
Para o Prefeito Antônio de Anízio, grande responsável pela articulação do BPC e o envolvimento das instituições governamentais municipal e estadual, o evento foi um sucesso, “A movimentação econômica, social e cultural proporcionada pelo BPC Olympikus, deixa um legado que fortalece Itacaré como um destino essencial para quem busca experiências únicas, impulsionando o crescimento da cidade e inspirando futuras gerações”, concluiu.
O Bota Pra Correr é mais que uma competição; é uma celebração do esporte e da cultura, com momentos que inspiram histórias e criam conexões entre atletas profissionais e amadores. Como bem definiu Vanderlei Cordeiro de Lima:
“É emocionante ver como o esporte une pessoas e deixa um impacto positivo. Itacaré ficará para sempre na história deste evento.”
*Um destino completo e multifacetado*
Com milhares de visitantes e turistas na cidade durante o feriado, Itacaré também sediou o Campeonato Baiano de Surf, o Campeonato de Bodyboard e o Festival Quilombola, que trouxe apresentações culturais e artísticas, reforçando a diversidade de Itacaré como um destino turístico multifaceta.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito