i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Uesc apoia curso de qualificação para jornalistas

Cerca de 20 jornalistas do eixo Ilhéus-Itabuna participam do curso “Jornalismo e Inovação”, voltado para a qualificação dos profissionais de comunicação do Sul da Bahia em novas tecnologias aplicadas à profissão, em especial a Inteligência Artificial (IA). A iniciativa é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado e apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O curso foi iniciado dia 29 de outubro e será encerrado na próxima semana, com carga de 120 horas. 

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)




As atividades estão sendo realizadas no Laboratório de Informática, cedido pelo Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC).

Com a gestão da Escola Baiana de Comunicação, o primeiro módulo foi aplicado pelo jornalista e professor Marcelo Chamusca, o os dois módulos seguintes pelo também jornalista e professor Alberto Oliveira.

“Esse é um curso de extrema importância para todos os profissionais da área de comunicação, porque ele mostra que diante daquele temor que tínhamos de que o emprego havia acabado para todos, surge uma grande esperança com o uso das novas tecnologias, a inteligência artificial. O curso mostra isso,  que há uma infinidade de trabalhos à disposição, esperando por aquele profissional de comunicação que se capacite”, declara o professor Alberto Oliveira.

Segundo informou Oliveira, “os estudos mostram que 2 em cada 5 empregos serão destruídos pela IA; mas os estudos também mostram que a inteligência artificial criará 19% a mais de empregos. A questão é que os empregos gerados, a partir de agora, vão exigir a capacitação de todos os profissionais. Fundamentalmente, todas as áreas de atividade humana serão profundamente afetadas pela IA, e já estão sendo afetadas”, acrescenta.

Para o assessor de Comunicação da Uesc, Jonildo Glória, a parceria para a oferta do curso pode ser avaliada positivamente em diversos aspectos. “Uma delas, é o alinhamento com as demandas contemporâneas do mercado de comunicação, que exige profissionais capacitados a lidar com as novas tecnologias, formatos e estratégias de inovação no jornalismo”, afirma.

Glória ressalta o esforço permanente da reitoria da Uesc no sentido de facilitar oportunidades de qualificação para jornalistas e comunicadores grapiúnas, e de outras profissões, como forma de contribuição ao aprimoramento da mão de obra e ao desenvolvimento regional.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito