i

i

.

.

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




BA- Vitória da Conquista recebe acelerador linear para tratamento oncológico no SUS

 Imagem da net
Nesta segunda-feira (16), a saúde pública da Bahia deu mais um passo significativo na luta contra o câncer com a entrega do acelerador linear no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O equipamento de ponta permitirá a inauguração do primeiro serviço de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade pública no sudoeste baiano, um avanço na regionalização do serviço estadual. A entrega faz parte de um investimento federal destinado à ampliação e descentralização do tratamento oncológico na Bahia. “Este equipamento permite tratar tumores muito pequenos com alta precisão, já que é possível obter imagens em tempo real da área que está sendo irradiada, preservando órgãos adjacentes. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



 Essa precisão permite tratar tumores que não podem ser removidos cirurgicamente e, quando a cura não é possível, a radioterapia oferece alívio significativo aos pacientes, diminuindo dores e outros sintomas”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.


Além de Vitória da Conquista, novas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) estão previstas para cidades como Salvador, Irecê e Barreiras, com aceleradores lineares avaliados em mais de R$ 25 milhões, cada. A Bahia se prepara ainda para uma licitação internacional destinada à aquisição de mais equipamentos para expandir a rede de atendimento oncológico.

Roberta Santana destaca também a importância de regionalizar a assistência: “Com esses investimentos, estamos ampliando a oferta de procedimentos e reduzindo significativamente o deslocamento de pacientes do interior para a capital. Esse é um compromisso do Governo da Bahia: aproximar a saúde pública de quem mais precisa”.

Avanços recentes na saúde de Vitória da Conquista

A entrega do acelerador linear soma-se a outros investimentos recentes na saúde pública de Vitória da Conquista. Em julho deste ano, foram inaugurados o Hemocentro Regional, 20 novos leitos de UTI e o Serviço de Verificação de Óbitos, totalizando aproximadamente R$ 15 milhões em melhorias para a região.

O Hemocentro Regional, por exemplo, já ampliou a captação de bolsas de sangue em 320%, chegando a até 2.100 bolsas mensais. Já o Hospital Afrânio Peixoto também se encontra em expansão, com a construção de leitos de UTI e um Centro de Bioimagem. Com esses investimentos, o Governo do Estado reafirma seu compromisso em fortalecer a saúde pública e promover a descentralização de serviços especializados, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para seus cidadãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito