Itabuna deu um importante passo na valorização da cultura local com a
inauguração do Coreto do Caboclo na Travessa Adolfo Leite, no centro, popularmente conhecida como Beco do Fuxico. O evento contou com apresentações especiais de Pierre Onassis, vocalista da banda Afrodisíaco, e do grupo Chicas e Franciscos, garantindo uma noite memorável de música e celebração. O Coreto do Caboclo é um espaço dedicado às manifestações artísticas, encontros comunitários e eventos culturais que resgatam a identidade e a tradição da cidade. Além disso, desempenhará um papel essencial na valorização da cultura popular e da música ao ar livre.
(Veja Mais Fotos e Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
Entre os principais benefícios do Coreto do Caboclo também estão oferecer um palco acessível para artistas locais, democratizando o acesso à cultura e incentivando a produção musical na cidade, historicamente utilizada para discursos e eventos de relevância comunitária integração da comunidade, sendo um ponto de encontro para a população, estimulando o convívio social e fortalecendo os laços comunitários.
Além de seu valor cultural, o Coreto do Caboclo também incorpora princípios de sustentabilidade. O local contará com um sistema de energia solar, garantindo uma infraestrutura ecoeficiente e alinhada às boas práticas ambientais.Os coretos surgiram no final do século XVIII e foram inicialmente construídos com materiais perecíveis, como madeira. Com o passar do tempo, sua estrutura evoluiu para ferro e alvenaria, garantindo maior durabilidade. No entanto, com a ascensão do rádio e da televisão, esses espaços perderam protagonismo, sendo removidos ou caindo em desuso em diversas cidades. A decisão de erguer o Coreto do Caboclo reflete o compromisso da gestão municipal com a revitalização da história e da tradição de Itabuna, reafirmando a importância da cultura e da interação social para o desenvolvimento da cidade.
A inauguração foi um momento marcante para a comunidade, unindo música, tradição e um novo capítulo para a história cultural de Itabuna. O Coreto do Caboclo chega para ficar, como um símbolo vivo da cultura e da identidade local.
Após a inauguração do coreto a festa comeu noite adentro marcando o início das festividades da 44ª Lavagem do Beco do Fuxico. A segurança no circuito e no trânsito é garantida por policiais do 15º BPM e da SETTRAM.
VEJA MAIS FOTOS
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito