A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Planejamento (SEPLAN) e de Saúde, deu início ao alinhamento para a definição das áreas territoriais de cada bairro. Com o trabalho de territorialização pretende-se garantir melhorias e ampliação da oferta de atividades da atenção básica e demais serviços para a população. Ficou estabelecido que nesta primeira etapa a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) vai realizar o levantamento de áreas conflitantes,
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
ou seja, bairros em que moradores não se sintam pertencidos como também das ruas em que faltam nomenclatura ou conjuntos alfanuméricos.
A representante da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Itana Bonfim, informou que a SIURB contribuirá com o suporte técnico de topografia. Segundo ela, esse trabalho em conjunto é importante para definir a territorialização agregando bairros para em seguida começar a fase de nomeação das ruas onde for necessário.
Ela destacou ainda que com a situação organizada, com ajuste dos bairros e os nomes de todos os logradouros, facilitará a atualização do cadastro no Diretório Nacional de Endereço dos Correios e o CEP para que as pessoas possam estar incluídas, inclusive para distribuição de correspondências e encomendas.
“O município precisa estar organizado e a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) agora é fazer um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, e as comunidades para essa reumanização” destacou Itana Bonfim.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal Saúde, Dayse Santos, o objetivo central da territorialização é realizar o mapeamento completo do município, reconhecendo o perfil sanitário e epidemiológico da população de Itabuna.
“Com a territorialização, a gente vai conseguir com base no CPF e no Cartão da Família, identificar de fato quais são nossos munícipes. Ou seja, o atendimento será localizado por área do município, será ainda mais ampliado e garantirá o acesso apenas da população em nível de atenção primária”, contou.
Dayse reforçou ainda que esse trabalho ajudará a fortalecer o serviço de saúde prestado pela Administração Pública aos cidadãos, além de facilitar as ações e atividades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito