i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itabuna e CIEBITEC discutem implantação de horta comunitária


A implantação de uma das quatro hortas comunitárias no campus do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico de Itabuna (CIEBTEC), no São Caetano, cujo projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), foi tema de um encontro na tarde de quarta-feira, dia 5. Estiveram reunidos o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, e seu assessor Marcelo Lisboa, com o diretor do CIEBTEC, Denelísio Nobre, a gestora pedagógica Tina Fidelis, e demais integrantes do corpo diretivo da instituição quando a temática foi discutida. Pelo projeto, a unidade educacional da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) cederá terreno para a implantação de uma horta comunitária com área de 400 metros quadrados.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)






À Prefeitura na parceria caberá a destinação de assistência técnica e insumos para a produção de parte da alimentação escolar para atender às necessidades dos 1.200 alunos matriculados na instituição tecnológica. “Além disso, haverá a oferta de alimentos frescos para garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, já que como são no regime de tempo integral eles almoçam na unidade escolar diariamente.

Há também a possibilidade de envolver os pais, professores e a comunidade do entorno com ações ambientais”, afirmou o chefe de Gabinete da SEAGRIMA, Marcelo Lisboa.


Já o secretário João Carlos Oliveira disse que a discussão da parceria foi bastante receptiva. “Foi uma boa abordagem, ao tempo em que assumimos o compromisso de implantar a horta comunitária, com a participação de professores e alunos, para produzir alimentos e até mesmo plantas medicinais, a exemplo de erva cidreira, capim santo, boldos, pitanga, etc. como acontecia com as famílias num passado recente”, comentou.


O titular da SEAGRIMA acrescentou que o projeto conta com o apoio do prefeito Augusto Castro (PSD) que é favorável à educação e ao despertar ambiental, à discussões teóricas e aulas práticas sobre a qualidade dos alimentos, plantio, desenvolvimento da planta, cuidar e colher alimentos de qualidade naturais e sem agrotóxicos. “Foi excelente a receptividade da direção e dos professores deste colégio estadual que há anos presta serviços de qualidade à educação regional e de Itabuna”, concluiu.


O diretor do CIEBTEC, Denelísio Nobre, destacou a importância do projeto pelo alcance ambiental e tecnológico. “Agradeço essas presenças ilustres na Jornada Pedagógica pela importância da parceria da escola com o município neste projeto pioneiro da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de hortas escolares. É de extrema necessidade para os alunos saberem plantar, cultivar, colher e depois comer, já que toda a produção vai para a cozinha”, comentou.   


Ele disse que desde o ano passado a unidade escolar trabalha com projetos sustentáveis, está aberto à coleta e reciclagem do lixo em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) e a SEAGRIMA. “Estamos com projeto de energia solar e de captação de água. A parceria com o poder público é ganho para nossos alunos”


A gestora pedagógica Tina Fidelis do CIEBTEC também se disse satisfeita com a parceria para a horta comunitária. “Hoje, tivemos a honra de receber o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, e seu assessor para firmarmos uma parceria histórica: a criação da primeira horta comunitária de Itabuna”, escreveu em suas redes digitais.


“Durante a reunião, ela gestora pedagógica Tina Fidelis, destacou a importância dessa iniciativa para os professores, que são sensibilizadores dessa geração em questões ambientais, os estudantes, que passarão a ter uma nova perspectiva e ações mais conscientes, e a comunidade como um todo que ganhará muito com esse projeto. Essa parceria promete transformar nossa cidade, trazendo benefícios não apenas ambientais, mas também sociais e educacionais”, afirmou.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito